FACIMA

Como acessar

1ºBate Papo Jurídico 2019.1

Em fevereiro de 2019 demos início a um ciclo de Bate Papos Jurídico com convidados especiais. O primeiro momento tivemos a honra de receber o Ilustre Procurador Geral de Justiça do Estado de Alagoas, Dr. Alfredo Gaspar de Mendonça, seguido dos professores da casa Dr. Felipe Nobre e Dr. Carlos Bernardo, onde foi tratado como tema as diversificadas profissões da área jurídica, como a advocacia privada, a advocacia pública, representada pelo procurador e a carreira da promotoria.

Tal evento trouxe aos acadêmicos perspectivas de um futuro próximo profissional.

Agradecemos ao corpo docente que se fiz presente e a todos os alunos de nossa instituição pela participação.

Curso de Prática Processual Penal

No período de 05 a 09 de novembro de 2018 , ocorreu mais um Curso de Prática Processual Penal, proporcionado pela Coordenação de Direito e o Núcleo de Prática Jurídica, ministrado pela professora Kyvia Daniele Santo , onde os alunos da FACIMA e FAA-IESA obtiveram conhecimentos para trabalhar peças processuais.

XII Semana de Pedagogia

O curso Pedagogia realizou nos dias 06, 07 e 08 de Novembro de 2018 a XII Semana de Pedagogia com o tema BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM: a educação a serviço de quem? O encontro teve o objetivo de discutir os percursos e críticas atribuídas a BNCC, bem como se a reforma do Ensino Médio está em conformidade com o que é garantido na Constituição Federal em seu artigo 205 quando diz que “a missão da educação é garantir o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

É importante salientar que este foi mais um momento oportunizado aos acadêmicos do curso acima citado, com intuito de dialogarmos acerca dos possíveis avanços e retrocessos que o sistema educacional brasileiro vem passando.

Aula Prática: Construção Significativa do Conhecimento

As turmas do 1º e 2º do período noturno participaram de uma atividade prática na orla de Maceió, promovida pela Prof.ª Aline Gameleira que leciona a disciplina de Jogos e Brinquedos na Infância.

O desenvolvimento desta aula, propiciou aos participantes, a confirmação da importância de estabelecer sempre a relação teoria prática, uma vez que os mesmos precisaram mobilizar os conhecimentos científicos vistos na sala de aula para resolver as situações problemas apresentadas, bem como promoveu interação entre os acadêmicos, desenvolvendo a capacidade de resolver problemas e assim contribuir com formação de profissionais críticos e capazes de agir à luz da ciência com autonomia.

Projeto “Cantando, Contando e Encantando” vai para a Comunidade

No mês de Outubro de 2018 foi realizada a ação de Responsabilidade Social junto com a comunidade circunvizinha da Faculdade da Cidade de Maceio – FACIMA por meio da articulação dos cursos de Pedagogia, Direito, Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição.

O curso de Pedagogia contribuiu com projeto “Cantando, Contando e Encantando” idealizado pelas acadêmicas do 6º período Ana Karolina Souza da Silva e Leidjane da Silva Nascimento.

O desenvolvimento desta ação proporcionou aos participantes a oportunidade de divertimento e lazer, bem como a possibilidade de um despertar o gosto pela leitura e pela música, colocando-os em contato com este universo. Para os acadêmicos foi possível convivência com a realidade social e prática profissional.