FACIMA

Como acessar

Eventos

Projeto “O Maravilhoso Mundo da Imaginação”

Por meio das disciplinas Orientação e Prática de Projetos do Ensino Fundamental e Metodologia e Prática de Língua Portuguesa, ambas lecionadas pela professora Me. Rosiane Barrros foi desenvolvido o projeto “O maravilhoso mundo da imaginação” com os acadêmicos do 3º e 4º períodos matutino. A atividade proposta foi a de trabalhar com música, movimento e atividades recreativas, contação de história, e musicais valorizando o lúdico e proporcionando momentos prazerosos de interação, possibilitando que o aprendizado ocorra de modo dinâmico, vivo.

A apresentação desse projeto ocorreu numa escola da rede municipal de ensino.

Fotos Relacionadas

Projeto Aprendendo Brincando

Os acadêmicos do 5º e 6º períodos desenvolveram, na disciplina Projeto e Práticas de Ação Pedagógica, lecionada pela Profa. Me. Rosiane Barros, o projeto “Aprendendo brincando”.

A proposta das atividades era trabalhar com música, movimento e atividades recreativas com jogos, contação de história, musicais valorizando o lúdico e proporcionando momentos prazerosos de interação.

Brincar, para o adulto, pode ser sinônimo de perda de tempo. Mas para a criança, brincar é coisa séria, por isso a presença do lúdico nos processos de aprendizagens é tão valorizada pelos educadores, pois dessa forma tendemos a conduzir o processo de aprendizagem de forma divertida e significativa.

A apresentação ocorreu numa escola pública municipal.

Fotos Relacionadas

Calourada dos Ingressantes 2018.2

Os alunos foram recepcionados de forma calorosa por toda equipe da instituição, que teve por objetivo acolher os alunos, conhecer a infraestrutura, os coordenadores de curso e direção.

O dia além de festivo, propiciou a integração da comunidade acadêmica, também foi recheado de lanches, mimos e bastante conhecimento.

Fotos Relacionadas

Dia de Visita ao Campus

Dia de visita ao campus FACIMA/FAA/IESA foi maravilhosa! Alunos do ensino médio conheceram as instalações das faculdades e tiveram uma calorosa recepção pela Direção e Coordenadores dos Cursos que fizeram uma sucinta explanação a respeito do perfil e funcionalidade de cada curso. Os alunos ficaram encantados e agradeceram a receptividade!

Fotos Relacionadas

Ser Feliz Brincando

O projeto Ser Feliz Brincando teve por objetivo revitalizar o jardim e a área de brinquedos, proporcionando um ambiente com qualidade e segurança para as crianças do Lar Batista Marcolina Magalhães. 

Localizado na Av. Durval de Goes Monteiro - Tabuleiro dos Martins Maceió, o Lar Batista acolher crianças do sexo feminino, com idades entre 3 e 11 anos em situação de vulnerabilidade, permanecendo até os 18 anos. 

Os responsáveis pela execução do projeto foram os alunos do 4º e 5º período do curso de Administração FACIMA 2018.1. São eles: 

Alan Mitchel da Silva Alvez;
Augusto Sergio Graciliano de Cerqueira;
Carlos Victor Santos de Oliveira;
Diego de Sousa Ayres;
Marcyelle Belarmino da Silva;
Mariana Laís da Silva Araújo;
Mônica Laurentino Monteiro;
Rubens Cezar do Nascimento Melo;
Thaís Gomes da Silva.

Confira mais informações sobre o NuPE - Núcleo de Pesquisa e Extensão.

Fotos Relacionadas

Projeto Solidários de Nazaré

O projeto Solidários de Nazaré teve por objetivo reformar a fachada  da instituição Creche Escola Jesus de Nazaré, com o intuito de proporcionar um ambiente seguro para as crianças.

A Creche Escola Jesus de Nazaré atua alfabetizando  crianças carentes  desde o ano de  1982, localizada no conjunto de Denilma Bulhões no Bairro Santa Amélia - Maceió   hoje realiza o trabalho para mais de 280 crianças da região. 

Os responsáveis pela execução do projeto foram os alunos do 4º e 5º período do curso de Administração FACIMA 2018.1. São eles: 

Carlos Eduardo Calheiros Costa;
Clayton Ricardo da Silva;
Deivison da Silva Bomfim;
Erica Severina da Silva;
Fernando Eudes Cardoso da Silva;
Giselis Katiucia Soares Correia; 
Jesila Ferreira da Silva Lima; 
Priscilla das Graças de Queiroz Silva.

Confira mais informações sobre o NuPE - Núcleo de Pesquisa e Extensão.

Fotos Relacionadas

XI Semana de Pedagogia

No auditório da FACIMA ocorreu XI Semana de Pedagogia, organizada pelas turmas do 4º e 5º período do turno matutino. A realização da mesma aconteceu  no mês de maio de 2018 intitulada como “Transtornos disruptivos do controle de impulsos e da conduta e o papel do educador”. Esse encontro contou com a presença de acadêmico de Pedagogia, pesquisadores, professores e demais envolvidos no campo educacional.

A discussão da temática promoveu momentos de reflexões quanto ao papel do educador, no que tange ao desenvolvimento e fomento de atitudes, posturas e ações assertivas diante de inúmeras crianças com os transtornos disruptivos presentes nos espaços escolares e não escolares.

Fotos Relacionadas

Sarau Filosófico

A realização do Sarau possibilitou a reflexão sobre os pressupostos e especificidades das diferentes abordagens filosóficas e sociológicas do amor na pós modernidade, relacionando com os principais teóricos da Filosofia e Sociologia, a partir da  reflexão  critica e da análise e discussão de textos filosóficos sobre os paradoxos do amor considerando o Vínculo x liberdade e Vínculo x Alteridade.

Permitiu que os estudantes expressassem as relações humanas na contemporaneidade  com foco no pensamento filosófico e sociológico, possibilitando o exercício do pensamento autônomo utilizando  performance com  poesia, teatro e  musica,   para  consolidação dos estudos realizados.
Ressaltamos que esta atividade foi desenvolvida por meio de uma ação  interdisciplinar com as disciplinas: Historia do Pensamento Filosófico, Sociologia da Educação e Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital , ministradas , respectivamente, pelas professoras Ma. Nadeje Fidelis de Moraes, Ma. Irani  da Silva Neves e Psicóloga Aline Gamaleira.

Fotos Relacionadas

Vivenciando na prática atividades que envolvem expressões e movimento

As turmas do 2º e 3º períodos noturno participaram de uma atividade prática na orla de Maceió, promovida pela prof.ª Aline Gameleira que leciona a disciplina de METODOLOGIA DE ARTE E MOVIMENTO: CORPOREIDADE. Esse momento propiciou aos participantes vivenciar na prática as teorias estudadas em sala.

Fotos Relacionadas

DIGA 2018

Não é novidade que o DIGA, abreviação de Dia do Galo, animal símbolo da publicidade e da propaganda é sempre um sucesso. No ano de 2018, organizado mais uma vez por alunos e professores do curso não poderia ter sido diferente e a conclusão que tiramos desse inesquecível 5 de maio de 2018 é de que o evento foi tão legal, tão legal, que ainda esse ano, uma nova edição vai surgir. Vem aí “DIGA 2018.2: A academia se destaca”, em setembro, na FACIMA.

Fábrica Publicidade 
Cobertura Fotográfica: Albênia Praxedes Fotografia e alunos do 6º e do 7º período CSPP FACIMA.

Fotos Relacionadas

Projeto Asas de Anjo

O projeto Asas de Anjo foi realizado no centro terapêutico ENCONTRO - centro de reabilitação para dependentes químicos. Localizado na Rua Costa Nabal, Nº 100 - Village Campestre II. Fundada desde o ano 2000, a ONG acolhe e realiza o tratamento de reabilitação para dependentes químicos.

O objetivo do projeto foi à pintura do pátio interno  e revitalização da parte externa dos dormitórios. O projeto teve inicio em março de 2018  e termino no mês de Junho de 2018.

Os responsáveis pela execução do projeto foram os alunos  do 4º e 5º período do curso de administração FACIMA, são eles:

Carlos André Barbosa;
Chrislann Costa da Silva;
Elaine Macena Alcelmo de souza;
Gloria Maria Lourenço Coutinho;
Izabel Jovêncio da silva;
Patrick figueira da silva;
Ricardo Silva de Farias.

Confira mais informações sobre o NuPE - Núcleo de Pesquisa e Extensão.

Fotos Relacionadas

Projeto "Liga Mão Amiga" no abrigo São Vicente de Paula

O projeto Liga Mão Amiga realizado na instituição ABRIGO SÃO VICENTE DE PAULA e teve por objetivo a reforma no banheiro coletivo. A Organização  trabalha com acolhimento e cuidados aos idosos e está localizada ma Rua General Hermes, 41 - Bom Parto, Maceió - AL. O projeto teve a duração de 78 dias, iniciou-se no dia 08 de março a 22 de maio de 2016.

Os responsáveis pela execução do projeto foram os acadêmicos abaixo dos 4º e 5º períodos e  tiveram a supervisão do Professor Thiago Tito de Araújo do Curso de Administração da FACIMA: 

Alexandre Santos da Silva;
Bruno da silva Lira;
Gilmar de Lima Barros Junior;
Jamerson Tiago Conceição Faustino;
Jefferson Lucas de Santana Venâncio;
Juliana do N. M. da Silva;
Juvenal Guida da Silva Junior;
Kassia Joana da Silva Santos;
Luanna Christiane dos Santos;
Lucas Batista de Lima Santos;
Mikael Smith A. F. de Lima;
Valderlan da Silva Romeiro; e 
Wilson Colatino Pessoa Neto.

Confira mais informações sobre o NuPE - Núcleo de Pesquisa e Extensão.

Fotos Relacionadas

Projeto "Administração Solidária" no Servir

O Projeto Administração Solidária teve por objetivo revitalizar o banheiro do Instituto Servir, localizado na Av. A, 881 - Vergel do Lago, Maceió- AL. O Instituto realiza doações de alimentos, medicamentos e promove eventos festivos aos carentes na localidade. O tempo de execução do referido projeto foi de março a maio de 2017.

Os responsáveis pela execução do projeto foram os acadêmicos abaixo do 5º período e  tiveram a supervisão do Professor Thiago Tito de Araújo do Curso de Administração da FACIMA: 

Elita Maria Costa Santos;
Gabriella Quintela Passos;
José Roniere Holanda dos Santos;
Laiz Nasciimento Correia;
Ligia Maria de Araujo Silva;
Liziane do Nascimento Lopes;
Maria Jardiele Silva Oliveira;
Maria Pollyane Lima da Silva;
Maria Wedjar Nascimento dos Santos;
Mayane de Araújo Pereira; e
Thales Sarmento C. dos Santos.

Confira mais informações sobre o NuPE - Núcleo de Pesquisa e Extensão.

Fotos Relacionadas

Projeto "Amigos em Ação" na Casa do Idoso

O Projeto Amigos em Ação foi realizado na Instituição intitulada Casa do Idoso, tiveram como objetivo a reforma do quarto da área masculina, assim como  a implantação de uma nova lavanderia, localizado na rua Valdemar Pedro da Silva, Nº 22, Clima Bom I, Maceió - AL. A instituição acolhe idosos e pessoas com problemas psicológicos, carentes de cuidados e que necessitam de moradia. O tempo de execução do referido projeto foi de abril a maio de 2017.

Os responsáveis pela execução do projeto foram os acadêmicos abaixo dos 4º e 5º períodos  e  tiveram a supervisão do Professor Thiago Tito de Araújo do curso de Administração da FACIMA: 

Ana Maria da Silva Simplício;
Aline Santos de Oliveira Alves;
Mirelle Karyna Pereira de Oliveira;
Charles Albert Ferreira Souza;
Viviane Menezes de Melo;
Marcelo Timóteo dos Santos;
Marcos Antônio Vieira;
Thanyse Andrea de Freitas Marques;
Valéria da Silva Calheiros;
Vanessa de Aquino Martins; e
Carlos André Barbosa.

Confira mais informações sobre o NuPE - Núcleo de Pesquisa e Extensão.

Fotos Relacionadas

Restaurando o Lar de Amparo à Criança para Adoção - LACA

O projeto Restaurando um Lar teve por objetivo  a construção de uma escada para favorecer o acesso ao sótão, realizado no período de fevereiro a maio de 2017, na instituição Lar de Amparo à Criança para Adoção (LACA), localizado na Rua Projetada, 358, Lot. Bariloche, Quadra "F", Feitosa, Maceió - AL.

O LACA abriga crianças para adoção com idade até 7 anos, idade limite para permanecer na entidade, após a criança é transferida para outra instituição.

Os responsáveis pela execução do projeto foram os acadêmicos listados dos 4º e 5º períodos  e sob a supervisão do Professor Thiago Tito de Araújo do Curso de Administração FACIMA: 

Andervesson Grigorio da Silva;
Andreza Rodrigues Carvalho;
Amanda Beatris dos Santos Lopes de Oliveira;
Ana Carla da Silva Siqueira;
Cybelle Rejane Soares Beltrão;
Flávia Priscila Macêna da Silva;
Gabriel Victor Mello Guedes;
Iolanda Maria da Silva;
Iuri Rodrigues Coelho de Melo;
Jeniffer Adrielle Teodoro Anjo;
Juliana Bezerra Guilherme;
Klebyson Jânio dos Santos Junior;
Luana Roberta Pereira Silva;
Maria Clara dos Santos; e
Mauricio Francisco da Silva.

Confira mais informações sobre o NuPE - Núcleo de Pesquisa e Extensão.

Fotos Relacionadas

Projeto "Criando Laços" na instituição Acolhimento Mãe das Graças

O projeto Criando Laços realizado no ano de 2016.1 teve por objetivo a implantação de uma Horta vertical e a compra de um tanquinho para o auxílio aos moradores da instituição ACOLHIMENTO MÃE DAS GRAÇAS, que visa acolher idosos e pessoas em situação de risco, situada na  Rua Cristina Braga, 49, Casa, Village Campestre II, Maceió, AL. O projeto iniciou-se no dia 18 de março de 2016 e teve seu encerramento no dia 29 de maio de 2016.​

Os responsáveis pela execução do projeto foram os acadêmicos abaixo dos 4º e 5º períodos e  tiveram a supervisão do Professor Thiago Tito de Araújo do Curso de Administração noturna da FACIMA: 

Antônio Rodrigo Lima Fecci;
Bruna Raphaela Santos Silva;
Danielle dos Santos Silva;
Emília Alves da Silva;
Jeferson Alves da Silva;
Letícia Regina A. de Farias;
Maria Flavia A. M. dos santos;
Maria Luzimar Silva;
Rafaela Correia de Araújo;
Rhayssa Paula W. Soares, Sandra Maria Neves;
Valdir José Celestino;
Wedja Lima de Melo; e
Woshington Tenório.

Confira mais informações sobre o NuPE - Núcleo de Pesquisa e Extensão.

Fotos Relacionadas

Projeto administrar no Lar Bom Samaritano

O projeto Administrar teve por objetivo a reforma no salão de festas e implantação da sala de TV no lar bom samaritano, localizado na Travessa Nova Brasília, 202 - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, que tem por finalidade cuidar e promover o bem-estar das senhoras que lá residem.

O projeto teve inicio no dia 04 de abril de 2016 e término no dia 28 de maio de 2016.

Os acadêmicos do 4º e 5º períodos realizaram o projeto e tiveram a supervisão do Professor Thiago Tito de Araújo do Curso de Administração da FACIMA: 

Amanda Lucena Mota;
André Ricardo de Lima Nascimento;
Ariane Caiana Peixoto;
Crisvelton Nicacio dos Santos Alves;
Jefrey Richard dos Santos Silva;
José Marcelo Cavalcante da Silva;
Kleyciane Rejane dos Santos;
Luciano Correia da Silva;
Marcio Felipe Araujo de Mendonça;
Maria Cícera Vicente da Silva;
Nathaly Chistini Oliveira silva;
Priscila de Gusmão Tenónio;
Silvio Sérgio de Sena;
Stevison Luiz de Mendonça Silva;
Thyto Cerqueira Marques.

Confira mais informações sobre o NuPE - Núcleo de Pesquisa e Extensão.

Fotos Relacionadas

Projeto criar e recriar na Creche Escola Jesus de Nazaré

O Projeto Criar e Recriar  teve por objetivo a reforma na sala do maternal da Creche Escola Jesus de Nazaré, que oferece educação e alimento às crianças carentes da comunidade. A creche está localizada na R. José Luís Rocha, 15 - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL. O projeto iniciou-se no dia 01 de março a 28 de maio de 2016.

Os acadêmicos dos  4º e 5º períodos que executaram o referido projeto e tiveram a supervisão do Professor Thiago Tito de Araújo do Curso de Administração da FACIMA: 

Acilon Maciel Neto;
Adriana de Barros Pereira;
Alisson Cavalcante dos Santos;
Ana Patricia França da Silva;
Anderson Felipe dos Santos Flores;
Ariston Santiago da Silva Junior;
Joeliton Ferreira Oliveira;
Josivan Lopes da Silva;
Mariana Tenório Mratins;
Mayara Gusmão Dias;
Patricia Mendonça Santos; e
Tony Rone Nascimento da Silva.

Confira mais informações sobre o NuPE - Núcleo de Pesquisa e Extensão.

Fotos Relacionadas

A Liderança Motivacional e Transformacional

A continuidade dos Seminários do conteúdo de Liderança Pessoal e Organizacional, com os estudantes dos 7º e 8º períodos do curso de Administração da FACIMA, se deu, após, mais uma vez serem desafiados pelo prof. Eugênio Gomes, à realização de Seminários com a participação de convidados externos que pudessem, agora, falar sobre a nova Temática. Assim a segunda noite foi voltada a pensar e debater sobre a Motivação voltada a Liderança - "A Liderança Motivacional e Transformacional". Desta forma ocorreu um belo debate na noite do dia 10 de novembro de 2017, que segundo o professor Eugênio, que liderou e coordenou a discussão junto com as equipes de estudantes, foi mais um momento de grande Impacto Social, pois trouxe diferentes experiências profissionais e perspectivas de vida, como foi o caso das ricas e complementares apresentações de  – Genivan Santos (filósofo e sociólogo); Wilson Júnior (empresário da Galeria Destak Magazine) e Aristella Lemos (Psicóloga Organizacional).

Eternamente grato aos convidados!
Foi uma noite maravilhosa de foco e resultados concretos e vivenciais.
Parabéns a todos os envolvidos! E que venha o “SEMINÁRIO - FOCO TRIPLO DO LÍDER”!

Fotos Relacionadas

Seminário Coaching para Liderança

Os estudantes do 7º e 8º períodos de Administração da FACIMA, no contexto do conteúdo de Liderança Pessoal e Organizacional, foram desafiados pelo prof. Eugênio Gomes, à realização de Seminários com a participação de convidados externos. O tema da primeira noite foi o Coaching para a Formação e Desenvolvimento da Liderança. Assim aconteceu o debate na noite do dia 27 de outubro de 2017, que segundo o professor, que liderou o evento junto aos estudantes, foi um momento de grande impacto social, pois trouxe duas referências do mundo do coaching Hilário Seara e Rafa Portella e a experiência do egresso do curso de Administração da FACIMA Fabrício Lins que mostrou a sua experiência de desenvolvimento pessoal e profissional com o uso dessas tecnologias.

Foi uma noite espetacular de foco e resultados concretos.

Parabéns a todos os envolvidos! E que venham as próximas noites.

Fotos Relacionadas

XIV Semana do Administrador: da Gestão a  Inovação Social

Ocorreu nos dias 13 e 14 de setembro de 2017 a XIV Semana do Administrador FACIMA, tendo como tema: DA GESTÃO A INOVAÇÃO SOCIAL.

A mesma contou com a presença de palestrantes renomados na área do empreendedorismo no Estado de Alagoas, bem como, a participação da Presidente do CRA (Conselho Regional de Administração), Adm. Jociara Correia e do Diretor do Sindicato dos Administradores de Alagoas, Adm. Armando Lôbo. Além da presença da Diretora da instituição Adm. Ana Paula Nunes, do Coordenador Adm. Risomar Gusmão, professores, alunos e convidados.

Também foram apresentados alguns trabalhos acadêmicos que se destacaram no semestre anterior, criando a oportunidade dos alunos proporcionarem aos demais, o aprendizado teórico/prático, através da APS/Pipa (Atividades práticas supervisionadas-Programa de iniciação as práticas administrativas), cujo teor e pioneirismo é um diferencial da nossa Instituição.

Fotos Relacionadas

IX Semana de Pedagogia: “Didática e suas vertentes”

A IX Semana de Pedagogia, promovido pelo curso de Pedagogia, ocorreu no período de 06 a 09 de junho de 2017. A abertura do evento foi realizada no Maceió Mar Hotel e evento continuou na FACIMA. Este encontro reuniu alunos de Pedagogia, pesquisadores, professores e demais envolvidos no campo educacional, a fim de refletir sobre a didática e suas vertentes, por meio de discussões realizadas nos minicursos e mesas redondas.

A realização desse encontro justifica-se pela real necessidade de fomentar os canais de diálogos e de reflexão para os acadêmicos de Pedagogia e também aos profissionais da área de educação, com o intuito de oferecer subsídios para o aprofundamento da compreensão do papel da didática na formação dos educadores, assim como propor metodologias de ensino para as diversas áreas do conhecimento.

O evento contou com a parceria das Livrarias Paulinas.

Fotos Relacionadas

1ª Mostra de Publicidade e Propaganda

No dia 23 de maio de 2017 aconteceu nas dependências da Faculdade da Cidade de Maceió, a  1ª Mostra de Publicidade e Propaganda. O evento foi uma ação prática da disciplina publicidade e propaganda ministrada pela professora Rose Cristine Damas. A organização e a realização ficaram sob responsabilidade da turma do 1º período do curso. O evento despertou a criatividade dos discentes de Publicidade e Propaganda da FACIMA, promovendo assim, uma interação entre os calouros de Publicidade e demais alunos da Instituição. As equipes apresentaram trabalhos com temas livres relacionados à comunicação em geral, temas atuais como empoderamento das mulheres e homens cacheados, intolerância data-lightboxigiosa, vulnerabilidade social, games, entre outros. Foram apresentados vídeos, exposição fotográfica, peça teatral, lançamento de camisetas personalizadas e canal do YouTube.

A professora Rose Damas ficou muito satisfeita com o resultado da 1ª Mostra de Publicidade e Propaganda e acredita que trabalhos assim, despertam o interesse dos alunos e promovem a  aproximação entre estudantes e profissionais da área de comunicação, facilitando assim a entrada no mercado de trabalho.

Fotos Relacionadas

2ª edição Curta no Celular é sucesso entre os alunos do curso de Publicidade e Propaganda

No dia 31 de maio de 2017,  os alunos do 4º e do 5º períodos de publicidade e propaganda da FACIMA realizaram a 2ª edição do projeto interdisciplinar Curta no Celular. Este ano, os alunos que se dividiram em quatro equipes, foram ao município de Penedo em Alagoas e tiveram como missão contar a história dos principais pontos turísticos da cidade.

Os temas escolhidos foram: Igrejas, Paço Imperial, Rio São Francisco e Oratório da Forca. A noite também contou com a participação do radialista e professor Marcos Vasconcellos que atuou como mestre de cerimônia. Os professores idealizadores do projeto Rose Cristine, Daniel Barros e Michele Paris, ficaram satisfeitos com o resultado.

Uma estrutura glamourosa, que remetia uma sala de cinema foi montada dentro de uma sala de aula o que impressionou a todos que passavam pela porta. O evento é anual e os alunos que organizarão a próxima edição já estão empolgados e pensando em possíveis temas. A professora e coordenadora do curso Laís Quintella que também esteve presente, já imagina as próximas edições dentro de uma sala de cinema.

Por: Viviane Alves - Fábrica Publicidade

Fotos Relacionadas

Maio Amarelo 2017

O mês de maio, tomou pra si como Maio Amarelo, campanha nacional de conscientização e valorização a vida . E não poderíamos deixar de estarmos juntos nesta causa, assim o curso de Direito da Facima , trouxe a equipe da Lei Seca , coordenada pelo Tenente Emanoel Costa.  Campanhas do amigo da vez é respeito ao ciclista , são uma das ações proporcionadas pela equipe. Depoimentos de vítimas, como Luis Andre, perna e braço amputados hoje paratleta, nos faz pensar na vida.

Bebida e direção não combinam.

Agradecemos a todos os presentes, com a participação da Profa. Adriana Reis e a Coordenadora Solange Correia.

Fotos Relacionadas

DIGA 2k17

Após dois meses de organização, DIGA 2k17 é sucesso entre os alunos e professores de Comunicação da FACIMA.

Aos seis dias do mês de maio do ano de dois mil e dezessete, aconteceu a 6ª edição do Dia do Galo, conhecido como DIGA. O evento foi batizado com o nome do animal, por ele ser o símbolo, o elemento que representa a Publicidade e a Propaganda há várias décadas, pois é o primeiro a fazer alarde no início da manhã para propagar, espalhar e anunciar que o dia está começando. A abreviação que se tornou palavra e nome do evento criado e idealizado pela professora e coordenadora do curso Laís Quintella, é a junção de Dia do Galo, sendo assim DIGA remete as palavras falar, dizer, comunicar o que tem total relação com a proposta. O nome DIGA desde a sua primeira edição, sempre esteve na boca dos alunos da FACIMA e também de outras instituições por ter em suas edições temáticas diferenciadas que abordam sempre os ramos das ciências humanas.

O evento que no ano de 2017 teve cerca de 150 inscritos, foi organizado pela coordenação do curso, pela professora Myliane Leite e como de praxe pelos alunos do 6º e 7º período. O DIGA 2k17, com a temática "publicidade nas redes sociais" contou com a presença de alunos da FACIMA e de outras instituições, além de profissionais da área.

Os Palestrantes Rodrigo Cunha, Endy Mesquita, Sikera Jr. e os queridos da Six Propaganda Thiago e Rafaela passaram muito conteúdo e divertiram os participante no evento que durou das 8 da manhã as 5 da tarde. O deputado Rodrigo Cunha abriu a manhã de palestras falando sobre os limites da publicidade nas redes sociais. Endy Mesquita falou de suas paginas, sua marca, sua carreira e como faz para administrar sua empresa através das redes. Após intervalo, o DIGA voltou com o apresentador Sikera Jr. que ficou conhecido em todo o Brasil por sua forma irreverente de apresentar o programa local "Fique Alerta". Sikera falou de sua trajetória, como conseguiu atingir um número enorme de seguidores em tão pouco tempo e como promoveu a sua marca pessoal na Web. Para encerrar, Rafaela e Thiago da Six Propaganda finalizaram com chave de ouro o evento com o case da FECOMÉCIO. "Estou bem feliz com o resultado do evento, trabalhar com toda a turma pelo mesmo propósito nos uniu mais sem contar com o aprendizado. A professora Myli foi show conduzindo tudo da forma que conduziu!", disse a aluna Anne France do 7º período, uma das turmas que organizou o DIGA 2k17.

A coordenadora do curso Laís Quintella elogiou toda a organização do evento e parabenizou principalmente a professora Myliane Leite que conduziu com maestria o evento que se supera a cada ano.

Por: Fábrica Publicidade

Fotos Relacionadas

1ª Oficina de Mediação

FACIMA e FAA-IESA, proporcionou aos estagiários dos Núcleos de Pratica Jurídica, a 1ª oficina de Mediação, sob orientação da Professora Karin Marques e Coordenação da Professora Solange Correia.

Foi um sucesso!!!
Parabéns a todos os participantes.

Fotos Relacionadas

Filosofando na biblioteca

Na aula de Historia do Pensamento Filosófico, ministrada pela prof.ª Ms Nadeje Fidelis os acadêmicos do curso de Pedagogia, 1º período, realizaram análise crítica e discussão de textos filosóficos, por meio do levantamento informação bibliográfica através dos meios convencionais e eletrônicos.

Essa prática contribuiu para  a adoção de uma postura investigativa e crítica em relação aos problemas que a realidade apresenta e as diferentes formas de conhecimento, possibilitando uma compreensão sistematizada e transdisciplinar.

Fotos Relacionadas

FACIMA e FAA-IESA Convocam Estudantes para Palestra de Responsabilização e uso Indevido do Curso e da Instituição

A FACIMA e FAA-IESA, por meio da diretora Ana Paula Nunes, convocou uma reunião com os representantes de turma e das comissões de formatura para esclarecimentos acerca das rifas que faziam apologia à objetificação da mulher. Representantes do movimento Olga Benário estiveram presentes e questões legais e éticas foram elucidadas. As instituições ratificam que não apoiam este comportamento e encorajam os alunos para que, sabendo da comercialização dessas rifas, denunciem!

Além da diretora, estiveram presentes Anne Caroline Lima, da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, Caroline Leahy e Alexandra Berto, da Comissão das Mulheres Advogada da OAB/AL, Rodrigo Colembelli, professor da FAA-IESA e delegado da Polícia Civil, Solange Correia, coordenadora dos Cursos de Direito da FACIMA e da FAA-IESA, Fabrízia Melo, coordenadora Geral da FACIMA e FAA-IESA, Dayse Teixeira, coordenadora Pedagógica da FACIMA e Lenilda Luna, jornalista do Movimento de Mulheres Olga Benário. Nosso objetivo é continuar contribuindo não só para o crescimento profissional, mas também pessoal de nossos alunos!

Nota de Repúdio á Venda de Rifas “RIFAS DAS TOPS”

A Faculdade da Cidade de Maceió- FACIMA, juntamente com seu corpo de Coordenadores e Docentes, vem a público, por meio desta nota, manifestar total repúdio ao ato de venda de rifas por meio de redes sociais,” Rifa das Tops, uma noite de prazer com acompanhante de luxo”. De nenhuma forma nossa Instituição Educacional seria conivente com tal fato, por se tratar de um crime, tipificado expressamente no nosso ordenamento jurídico brasileiro.

Zelamos pela ética e chamamos atenção para a responsabilidade que difundem crime, principalmente veiculando cursos de graduação e Instituições de Educação respeitadas na sociedade Alagoana, tomando todas as medidas cabíveis.

Ao mesmo tempo, reafirmamos o repúdio ao lamentável fato que absolutamente não condiz com o respeito e a ética da educação alagoana.

Informamos ainda que qualquer material promocional que envolva o nome e a marca das faculdades, apenas poderá ser feito mediante autorização prévia da Direção das instituições.

Assinam esta nota: A FACIMA, FAA-IESA, todos os Cursos destas Instituições, bem como seus Coordenadores e todo corpo Docente.
Em 7/04/2017

Fotos Relacionadas

VIII Semana de Pedagogia

O curso Pedagogia realizou a VIII SEMANA DE PEDAGOGIA com a temática “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO: IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM”, que teve dentre os objetivos proposto, definir e conceituar acerca dos transtornos de aprendizagem, bem como esclarecer o equivoco que há entre dificuldades de aprendizagem e transtorno de aprendizagem, pois tratá-las da mesma forma acarretará problemas na vida dos sujeitos. 
Para discutir essa temática, contamos com a presença de profissionais renomados nas áreas, a saber:

  • DISLEXIA E DISCALCULIA
    Agnes Morgano 
    Psicologa Clínica e  Escolar, Especialista em Psicopedagogia
    Crp 15/1882
  • TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE - TDAH
    Aline Moura Gameleira
    Psicologa Clínica, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental
    Crp - 15/2284
  • TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA
    Fabiana Lisboa 
    Neuropsicologa, Especialista em Tea
    Crp - 15/3115

É urgente que os atuais e futuros pedagogos tenham conhecimento sobre os assuntos acima citados para poder auxiliar seus alunos de maneira mais coerente.  

O evento contou com a participação dos acadêmicos do curso de Pedagogia da FACIMA e de outras Instituições de Ensino Superior - IES, bem como professores, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.

Fotos Relacionadas

Sonho de Criança

No dia 22 de outubro de 2016, na Escola Municipal Drº José Carneiro, localizada no bairro do Farol, foi desenvolvido o projeto de Extensão “Sonho de Criança” idealizado pela professora Rosiane Maria Barros Santos, com as turmas do 5º/6º períodos.

A execução desse projeto proporcionou aos acadêmicos de Pedagogia: 

  • Contato com a escola que é o locus formador do futuro profissional da educação e ao mesmo tempo levá-los a um pensar crítico sobre a prática;
  • Maior compreensão do papel do pedagogo na escola e sua importância neste contexto;
  • Vivenciar diferentes habilidades a serem requeridas ao Pedagogo nos mais diferentes contextos escolares, uma vez que os espaços da escola são dinâmicos;
  • Contato com o seu público alvo e com o ambiente educacional, possibilitando a construção de sua auto formação dentro da realidade em escolas.
Fotos Relacionadas

Café Filosófico

O café filosófico, trabalho desenvolvido nas turmas de primeiro e segundo períodos na disciplina de Filosofia e Educação, ministrada pela professora Thatyana Angélica dos Santos Silva, teve como objetivo trabalhar o que é a pergunta; o que é a filosofia; a filosofia clássica (como a filosofia iniciou e os principais filósofos) e, sobretudo, a relação existente entre filosofia e educação. Trabalhamos a partir do livro - O quê é a pergunta de Mário Sérgio Cortella.  A turma foi dividida em grupos e cada grupo encenou um capítulo do livro.

O trabalho foi desenvolvido por meio de encenações - diálogos e no final de cada apresentação foi feito as intervenções e contextualizações necessárias.

Ao final, a turma ofereceu um café, fazendo alusão a importância do conhecimento na vida do ser humano - alimento, além de nos confraternizarmos.

O momento foi muito produtivo, pois integrou os alunos, rompeu barreiras de relacionamento e comunicação, além de aprender sobre conceitos filosóficos de forma dinâmica e lúdica.

Fotos Relacionadas

III Seminário de Direito Contemporâneo

No dia 20 de outubro de 2016, realizou-se o III Seminário de Direito Contemporâneo, com a presença dos palestrantes, Dr. José Roberto - Procurador de Estado; Drª. Stela Cavalcanti - Promotora Pública de Alagoas, Dr. Ricardo Jorge Lima - Juiz Estadual. Onde foram debatidos temas relevantes do nosso cotidiano, como o feminicídio, dano moral e atualização processual civil.  O evento foi organizado pela Coordenação de Direito, Prof.ª Solange Correia, juntamente com as comissões de alunos dos 8º e 10º períodos e do egresso Ivanaldo Marinho.

 
Parabéns a todos pelo sucesso de nosso evento.
Até o próximo!

Fotos Relacionadas

Metodologia da arte e corporeidade

Após trabalhar como o corpo foi tratado ao longo do tempo, os alunos do 3º e 4º períodos desenvolveram várias atividades sob a orientação da professora Aline Gameleira, para conscientizar uns aos outros a importância de tratar nosso corpo como um corpo sujeito, bem como rever nossas práticas diárias em relação a nossa corporeidade. Os alunos deram um show!

Acadêmicos e professora super satisfeitos com a produtividade e a assimilação dos conteúdos envolvidos.

Fotos Relacionadas

Oficina de Brinquedos com Sucata

As alunas do 1º e 2º períodos do curso de Pedagogia participaram da Oficina de brinquedos com sucata, proposta pela prof.ª Aline Gameleira, com o objetivo de estimular a contação de histórias de forma criativa. Na aula da disciplina de Jogos e Brinquedos na Infância foi confeccionado um cineminha. O trabalho foi realizado em equipe o que favoreceu o espirito de cooperação e respeito.

Após a confecção os acadêmicos foram treinar a habilidade de contar história na brinquedoteca da FACIMA, um lugar mágico e recheado de recursos lúdicos.

Fotos Relacionadas

Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem

Após trabalhar o tema inteligência emocional com os alunos do 1º e 2º período de Pedagogia matutino a professora Aline Gameleira desenvolveu uma serie de atividades com os alunos com o intuito de estimular as sete habilidades emocionais, citadas por Daniel Goleman (respeito, empatia, amabilidade, persistência, controle de temperamento, adaptabilidade e amizade).

Uma das atividades realizadas foi o jogo Empresa de sucesso criado pela própria professora.

Fotos Relacionadas

Jogos e Brinquedos na Infância

Após aula teórica sobre a importância dos jogos e das brincadeiras para um desenvolvimento saudável, a professora Aline Gameleira levou os acadêmicos do 1º e 2º período matutino e noturno para a orla de Maceió, onde pode realizar junto com os mesmos vários jogos e brincadeiras com o objetivo de sentir na pele as emoções vivenciadas pelas crianças ao brincar, as atividades chamou a atenção dos que iam passando que se aproximavam para perguntar o que estava acontecendo, a alegria e o aprendizado andaram lado a lado.

Através dos jogos e das brincadeiras escolhidas pode se trabalhar o espirito de equipe, a solidariedade, a cooperação, agilidade, criatividade, entre outras coisas.

Fotos Relacionadas

Coordenação de Estágio Promove 2º Plantão Tira Dúvidas

No dia 01 de setembro de 2016 a Coordenação de Estagio promoveu o 2º Plantão de Estágio para alunos da FACIMA. Estiveram presentes alunos de diversos cursos. O evento tem o objetivo de disseminar junto aos alunos a importância de se fazer estagio para a carreira profissional além de estreitar o entendimento sobre a lei nº 11788 de estagio.

Fotos Relacionadas

VII Semana de Pedagogia

O curso Pedagogia realizou o VII Encontro de Pedagogia com o tema “Base Nacional Curricular Comum: Repercussões na Qualidade do Ensino”.

A abertura do evento contou com o grupo da terceira idade, FACIMA-TI, que proporcionou ao público presente o contato com várias manifestações folclóricas que fazem parte da cultura alagoana, a exemplo do Pastoril, Quilombo, Guerreiro, Coco Alagoano entre outras.

O encontro discutiu a temática da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual desde o ano passado (2015) vem sendo discutida nacionalmente, por meio de sistema virtual, permitindo a participação da comunidade escolar e da sociedade civil, que podem oferecer contribuições na elaboração do documento.

Diante do exposto, as reflexões que permearam o encontro estiveram  centradas em alguns pontos, a saber:

  • Discutir se existência de uma Base Nacional Comum Curricular é suficiente para a melhoria da Educação;
  • Analisar a importância de se estabelecer uma Base Nacional Comum Curricular;
  • Entender o processo da criação da Base Nacional Comum Curricular.

Os graduandos de Pedagogia da FACIMA participaram de mais uma oportunidade de aprendizado, através da abertura de um diálogo com especialistas para debater Base Nacional Comum Curricular.

Fotos Relacionadas

Recepção dos Calouros do Curso de Publicidade e Propaganda

Na noite do dia 17 de Agosto de 2016, a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da FACIMA, Laís Quintella, recepcionou os alunos calouros do curso no auditório da Instituição. Laís juntamente com os docentes Gustavo Boroni, Rose Cristine e Myliane Leite apresentaram o curso aqueles que estão para iniciar uma grande jornada. Ainda na mesma noite, um vídeo de apresentação do curso foi passado para os calouros e a convite da coordenadora, a ex-aluna (formada na turma 2015.2) Karine Santos, falou de sua vivência na instituição durante os quatro anos de curso, como está sua vida depois de formada e as lágrimas comentou sobre o tão sonhado prêmio do Festival Gazeta de Publicidade que recebeu no ano de 2014. Após as apresentações os alunos foram conhecer as Instalações da FACIMA e em seguida se dirigiram a entrada principal da faculdade onde houve um grande show do sertanejo Alex Nogueira para recepcionar os novatos.

"Estou encantada com tudo, foi uma noite massa e tudo tá me surpreendendo, estou feliz com a minha escolha", disse uma caloura do curso.

Por: Fábrica Publicidade 

Fotos Relacionadas

Noite Jurídica Eleitoral

No dia 18 de agosto de 2016, os acadêmicos de Direito da FACIMA, tiveram a oportunidade de debater sobre processo eleitoral, ocorrido na “Noite Jurídica Eleitoral”, com a presença do Advogado, Presidente da Comissão Eleitoral OAB/AL e também membro do Conselho Federal, tratando das inovações na nova Lei Eleitoral que já entrará em vigor nesta próxima eleição 2016.

Fotos Relacionadas

1º Festival Curta no Celular

Foi no dia 19 de Maio de 2016 que aconteceu nas dependências da Faculdade da Cidade de Maceió o Festival Curta no Celular. Idealizado pelos professores Marcos Vasconcelos, Rose Cristine e Michelle Paris, o evento surgiu com o intuito de despertar aos alunos do 4º e 5º períodos do Curso de Publicidade e Propaganda da FACIMA o conhecimento na área do áudio visual, utilizando a criatividade e o talento para se realizar um curta totalmente gravado em um aparelho celular. 

Na noite em questão, foi possível apreciar um belíssimo show de diversidade cultural, uma vez que a temática escolhida foi "Cultura Alagoana: Riqueza, Tradição e Contemporaneidade". Com uma plateia composta por alunos do curso, professores, pela coordenadora Laís Quintella e também pela diretora geral Ana Paula Nunes da Silva, a primeira edição do festival foi de fato um show. "Somos todos gratos não só apenas pelo evento, mas também pela experiência proporcionada. E que venha a próxima edição", disse o aluno Thomas Gouveia do 5º período.

Por: Diego Araújo 

Curtas Apresentados:

  • Carolina a mulher da capa preta
  • Sururu nosso de cada dia.
  • A data-lightboxigião afra brasileira no contexto alagoano.
  • Música Alagoana, músicos Alagoas.
  • O guerreiro de Alagoas.
  • A renda de filé Alagoana
Fotos Relacionadas

Seminário de Direito Penal e Processual Penal

TEMA: BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM: REPERCUSSÕES NA QUALIDADE DO ENSINO.

No dia 06 de maio de 2016, ocorreu o I Seminário de Direito Penal e Processual Penal do Curso de Direito, no auditório da Casa da Indústria,  sob a organização dos acadêmicos do 7º período de Direito. O evento contou com a participação dos Palestrantes Dr. Bruno de Omena, advogado criminal da ACRIMAL e do Dr. Fernando Marcelo, médico legista e Diretor do IML/AL. Para abrilhantar ainda mais o evento, teve a participação dos docentes Rubens Bueno e Douglas Scoot, assim como a Coordenadora do Curso de Direito, Profº Solange Correia que também estava a frente da Coordenação do referido evento, que foi um sucesso!

Fotos Relacionadas

VII Encontro de Pedagogia

TEMA: BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM: REPERCUSSÕES NA QUALIDADE DO ENSINO.

A abertura do VII Encontro do Curso de Pedagogia da FACIMA contou com a presença do escritor nigeriano infanto juvenil IKECHUKWU SUNDAY que ministrou a palestra sobre “A eficiência dos contos em ensino”.
Além das discussões e reflexões feitas pelo corpo docente da FACIMA, esse momento
contribuiu para confirmar que a escola além de ser um espaço de construção do conhecimento, é também de construção de identidade, respeito e valorização das heranças culturais européias, indígena  e africanas.
No currículo das escolas brasileiras  essa valorização vem também sendo garantida através da lei nº 10.639/03, sancionada em 09 de janeiro de 2003,  que obriga os estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
Os estudantes que participaram  da abertura puderem escolher um livro dentre os 3 que o autor lançou pela editora Paulina, parceira do evento.

Fotos Relacionadas

Palestra Show “LER É” - Carlos Heráclito Mello Neves – Kalunga

Os estudantes do Curso de pedagogia da FACIMA contaram com a presença do escritor de literatura infantil e infanto juvenil Carlos Heráclito Mello Neves – Kalunga.
Possui vinte livros publicados para o público infantil e infanto juvenil. Teve livros adaptados para o teatro e já recebeu prêmios nacionais e internacionais.
Na oportunidade, todos interagiram de maneira bem-humorada e criativa através da palestra show “ LER É”, a qual proporcionou a reflexão sobre a importância de despertar nas pessoas o hábito da leitura. Também foi discutido o papel real da literatura na construção de futuros cidadãos.

Fotos Relacionadas

Justiça Restaurativa

O curso de Direito da FACIMA, compôs integração junto à Secretaria de Prevenção à Violência, atuando com oficina para os monitores do Sistema de Ressocialização, contanto com a Participação do Secretário Genilson Zeferino, a Superintendente de Medidas Socioeducativas Denise Paranhos, com Dr Prof. Marcelo Pelizzoli (UFPE), Prof. Anderson Menezes (UFAL) e a ainda os Professores Virgílio Andrade, Douglas Scoot e Kyvia Santos. Parabéns a todos pela parceria, Justiça Restaurativa em debate!

Fotos Relacionadas

Disciplina Jogos e Brinquedos na Infância - Curso de Pedagogia

A disciplina Jogos e Brinquedos na Infância, ministrada pela professora Aline Gameleira, é recheada de aulas teóricas e práticas. Como exemplo, os alunos vivenciaram A CONSTRUÇÃO DO CINEMINHA, que tem dentre outros os seguintes objetivos:

  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos acadêmicos;
  • Refletir sobre a importância de reciclar;
  • Aprender estratégias para estimular a leitura;
  • Vivenciar novas técnicas de contação de histórias.
Fotos Relacionadas

Projeto Extensão "A arte em suas mãos"

Compreendendo a importância da arte para o desenvolvimento infantil, uma vez que a mesma estimula a capacidade criadora, desenvolvimento do raciocínio, imaginação, percepção e domínio motor, foi que a aluna do 2º período de Pedagogia, turma 2015.1, Tarlane Rocha apresentou a coordenação de curso o projeto “ A arte em suas mãos” que está sendo desenvolvido com a comunidade circunvizinha da FACULADE DA CIDADE DE MACEIÓ – FACIMA.
Estão sendo realizadas oficinas para crianças de 4 aos 12 anos, dividas em duas salas por faixa etária, a saber:

  • 4 aos 6 anos (pinturas a dedo);
  • 7 aos 12 anos (releitura de obras de artistas brasileiros - Tarsila do Amaral, Romero Brito, Candido Portinari)

As atividades iniciaram no dia 14 de novembro de 2015 e acontecerão durante 04 sábados na Brinquedoteca e nas salas de aulas da FACIMA, tendo como facilitadores\as os\as alunos\as do curso de Pedagogia e palestrantes convidados.
O projeto também atenderá as mães, pais e\ou responsáveis que trarão as crianças para participação nas oficinas, pois ao tempo que estas participam das oficinas de arte seus responsáveis estarão assistindo as palestras que abrangerão diversas temáticas, a saber:

  • Prevenção de acidentes domésticos;
  • A arte de educar;
  • A importância do acompanhamento da família nas atividades escolares;
  • Alimentação saudável;
  • A arte de contar história.

Para os graduando\as serão oferecidas oficinas e palestras que venham completar a formação profissional, cultural e cívica dos(as) mesmos (as), bem como estimular a participação em projetos e ações sociais.

Enfatizamos que essa programação conta com a participação da liderança comunitária, representada pela pessoa do Gilvan.

Fotos Relacionadas

Feira do Aluno Empreendedor

A Feira do Aluno Empreendedor FACIMA foi desenvolvida pelos alunos do 5º e 6º períodos do Curso de Administração.

Os alunos aprenderam na teoria a desenvolver um plano de negócio e na prática realizarem o gerenciamento e exposição.

Fotos Relacionadas

VI Encontro de Pedagogia

O curso de Pedagogia realizou o VI Encontro de Pedagogia com o tema “INCLUSÃO SOCIAL EM SALA DE AULA: UMA PRÁTICA POSSÍVEL”, nos dias 10 e 11 de novembro de 2015. O encontro discutiu a temática da inclusão e as relações entre o ensino e a aprendizagem, para os discentes com necessidades educativas especiais, já que a escola não é um espaço homogêneo e precisa compreender que todos os alunos têm o direito a aprendizagem.

A solenidade de abertura foi realizada no Auditório da Igreja Assembléia de Deus , no Farol, com a palestra sobre “A Legislação da Educação Especial no Brasil” ministrada pela professora mestra Lavínia Suely Dorta Galindo. O evento ainda contou com a presença da professora especialista Pollyana de Araújo Satírio discutindo “O fazer pedagógico na perspectiva da inclusão” e com a professora especialista Verônica Maria Costa Santos dialogando sobre “ A inclusão do deficiente auditivo”.

O evento proporcionou aos graduandos de Pedagogia da FACIMA mais uma oportunidade de aprendizado, através da abertura de diálogo com as palestrantes, uma vez que vimos que mesmo diante do aparato legal existente a garantia dos direitos para os sujeitos deficientes nem sempre é cumprida, pois ainda encontramos práticas de negação, seja por preconceito, por segregação ou por desconhecimentos, infelizmente, ainda encontramos ações educativas desenvolvidas no espaço escolar que não favorecem a legitimidade desse direito historicamente conquistado, que tornou um marco social.

Fotos Relacionadas

II Seminário de Direito Contemporâneo

Fotos Relacionadas

Professor lança coleção beachwear no Alagoas Trend House

Foi no Cais do Porto de Maceió situado no bairro do Jaraguá, que o professor da FACIMA, fotógrafo e estilista Gustavo Boroni, lançou na Semana de Moda Alagoas Trend House 2015 a sua nova coleção. Inspirado em expressões do folclore alagoano e cultos religiosos a coleção nasceu de desenhos, pinturas e fotografias do docente. A diretora da FACIMA, coordenadora, professores e alunos do curso de Publicidade e propaganda foram prestigiar o multiartista.

Por: Fábrica Publicidade

Fotos Relacionadas

Apresentação do Documentário "A Viagem de Yoani"

O Circuito Universitário de Cinema, apoiado pela Petrobras, apresentou na FACIMA no dia 24 de Setembro de 2015, o documentário 'A Viagem de Yoani', de Raphael Bottino e Peppe Siffredi, que mostra a visita da polêmica blogueira cubana ao Brasil. A sessão aberta ao público, foi recepcionada pela coordenadora do Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e propaganda Laís Quintella e contou com a presença de mais de cem pessoas, entre elas, alunos e professores da Instituição, além de estudantes da Universidade Federal de Alagoas. Ao final do documentário, o professor e historiador Gilson Brito mediou o debate, onde diversos questionamentos dos alunos sobre a atual situação de Cuba, foram esclarecidos. "Que documentário fantástico, o circuito deveria acontecer sempre. Eu e meus colegas, estamos ansiosos por outros filmes e documentários", disse o aluno do 8º período, do curso de Publicidade e Propaganda da FACIMA, Lucas Cunha.

Por: Fábrica Publicidade

Fotos Relacionadas

FACIMA recebe visita da imagem Nossa Senhora Aparecida

No dia 17 de agosto de 2015, a FACIMA se preparou carinhosamente e recebeu a visita ilustre da Mãe do Senhor, Nossa Senhora Aparecida! Momento de muita alegria, oração e comoção. Certamente, essa data será lembrada por todos os fiéis que viveram tamanha emoção!

Com tamanha expectativa, a comunidade acadêmica da FACIMA , recebeu a visita de Nossa Senhora Aparecida, na segunda, dia 17 de agosto de 2015. Carregada por representantes da Arquidiocese de Maceió, a imagem jubilar, réplica da original, proporcionou aos alunos, técnicos, docentes e corpo diretivo uma tarde de muita oração, paz, alegria e comoção, por volta das 16h.

Demonstrações de fé e esperança, onde os presentes caminharam por toda a instituição, atrás da imagem peregrina da Mãe do Senhor. "Viemos a esta casa porque ela oferece educação superior, um trabalho muito importante à população. Nossa Senhora está aqui para que possamos permanecer com o pensamento voltado para Deus, reconhecendo Jesus no nosso irmão, quando ele precisar do nosso auxílio. E que nessa instituição, onde já se faz muito pelo outro, possamos conservar ainda mais Jesus no coração, cuidando cada vez melhor de quem precisa de nós", disse o Padre Lídio, reitor da Catedral Metropolitana de Maceió que rezou e intercedeu por todos que convivem nesta academia.

"Estamos imensamente felizes e emocionados em receber a imagem de Nossa Senhora Aparecida em nosso ambiente de trabalho. Certamente, essa visita renova as esperanças, nos faz crer que podemos superar qualquer de dificuldade em nossas vidas.", afirmou a Gerente Administrativa.

Fotos Relacionadas

Seminário sobre Leis Especiais do Direito de Família

O objetivo desse seminário foi abordar temas como: Alienação Parental, União Homoafetiva, Dissolução do Casamento e da União Estável, Alimentos Gravídicos, Guarda Compartilhada. Realizado pelos alunos do 9º período, sob orientação da Profa. Solange Correia.

Fotos Relacionadas

Instituto de pesquisa GAPE (Instituto Gazeta Pesquisa)

No dia 12 de maio de 2015, os 4º e 5º períodos de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, recebeu o estatístico do GAPE (Instituto Gazeta Pesquisa), Gustavo Gomes que, convidado pela professora Michelle Maia París, relatou um pouco sobre como são realizadas pesquisas eleitorais e mercadológicas.

O GAPE surgiu na década de 90 para suprir uma necessidade do diretor/proprietário, um político, de pesquisar a opinião de seus eleitores, e pela ameaça que o jornal impresso já vinha sofrendo pela inserção e a consequente divulgação de diversos tipos de informação pela internet, como veículo de massa mais econômico e com maior agilidade.

Gustavo relatou um pouco sobre como é definida uma amostra, margens de erro para essa amostra, como os coletores de dados e os participantes da pesquisa são selecionados, a importância de não burlar pesquisas e que os resultados sempre são apresentados em formato de relatório para os clientes, pois estes querem ver o resultado pronto, já analisado.

Como freelance já realizou pesquisas para agências de publicidade e comentou que em uma delas, o diretor da agência solicitou que a pesquisa fosse direcionada para o lançamento de novos produtos em determinado mercado. “Essas pesquisas sobre produtos auxiliam a empresa a definir tudo que envolve o produto, pois a embalagem, o rótulo, as cores, não são escolhidos aleatoriamente, mas definidos por meio de pesquisas.”, frisou o palestrante.

Esse contato com um profissional que atua diariamente no mercado despertou a vontade de alguns alunos em trabalhar com pesquisa, uma área do marketing que traz muitos benefícios para as empresas que investem em coletar e analisar a opinião de seus consumidores.


Aulão da Salvação é Sucesso entre os Alunos do Curso de Comunicação Social

Na noite do dia 6 de Abril de 2015, aconteceu o 1º "Aulão da Salvação", evento idealizado pelas integrantes do NDE do Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda da FACIMA para apresentar o Manual de Normas Acadêmicas do curso. O "Aulão", como ficou popularmente conhecido pelos alunos foi um sucesso e contou com a participação de todos os alunos do curso.

Durante a noite, a professora Michelle París, além de apresentar o novo manual elaborado por ela, falou também, sobre a importância da utilização das normas da ABNT nos trabalhos acadêmicos. "A ideia é também levar o "Aulão" para os outros cursos da FACIMA", disse a coordenadora do curso, Laís Quintella, que também é membro da Comissão Própria de Avaliação da Instituição (CPA).

Por: Fábrica Publicidade

Fotos Relacionadas

Merchandising no Ponto de Venda encerra a primeira unidade da disciplina Direção de Arte Publicitária

Para fechar a primeira unidade do semestre letivo da disciplina Direção de Arte Publicitária, a professora Laís Quintella, realizou a segunda edição da Feira de Merchandising no Ponto de Venda. A docente, convidou para o júri professores do curso, coordenadores, gestores e também alunos que já pagaram a disciplina.

À noite de 16 de Abril de 2015, contagiou toda a Instituição. Alunos das turmas 2014, realizaram um belo trabalho expondo diversas marcas e produtos, que muitas vezes são vistos com certo preconceito pelos consumidores. "Quis realizar uma feira com marcas e produtos que não aparecem em um primeiro momento na mente do consumidor, o que dificultou até um pouco as pesquisas dos alunos para a elaboração dessa feira, já que muitos quase nada possuem de informações e outros nem tem serviço de atendimento ao consumidor. Quando falamos em refrigerantes por exemplo, os primeiros que vem em nossa mente, sempre são os da grande Coca-Cola, aqui, teremos refrigerantes Astral", disse a professora. Além dos refrigerantes Astral, estandes do Leite de Rosas, Arcor e Vitarela estavam espalhados por todo o térreo da Instituição.

Por: Fábrica Publicidade

Fotos Relacionadas

LiraPub Comunicação recebe calouros da FACIMA no programa Bem-Vindos

Acompanhados pela professora Rose Cristine Damas, os alunos do 1º período do curso de Publicidade e Propaganda da FACIMA participaram de uma visita técnica a agência LiraPub Comunicação e ficaram encantados com o universo da Profissão. O programa Bem-Vindos da agência recebeu os calouros da FACIMA no último dia 17 de Abril de 2015.

Por: Fábrica Publicidade

Fotos Relacionadas

Projeto de Extensão

No decorrer da disciplina de Educação Ambiental - EA, ministrada pela prof.ª Amabia Viana, para a turma do 1º período do curso de Pedagogia vem sendo desenvolvido um projeto de extensão intitulado Educação Ambiental: Conscientizar para preservar. Para realização do mesmo, os alunos vêm tendo a oportunidade de participar de oficinas, palestras e mini-cursos.
O projeto propõe desenvolver um trabalho de reflexão e conscientização sobre educação ambiental com os alunos de escolas públicas de Maceió, a fim de desenvolver e fomentar atitudes, posturas e ações críticas acerca do meio ambiente. Tem o objetivo também de promover através de palestras e oficinas, momentos de reflexão e discussão sobre EA com os alunos do curso de Pedagogia.
Tendo em vista a formação integral do sujeito, constitui-se preocupação do referido projeto levar os alunos do Ensino Fundamental despertar, provocar a sensibilidade, respeito e responsabilidade com o meio ambiente. As ações a serem desenvolvidas visam de forma lúdica e prazerosa despertar a consciência crítica da criança do seu papel no mundo e com o mundo.
O projeto também desperta nos acadêmicos, futuro professores, a importância de sua formação, do fazer pedagógico e do seu compromisso pessoal, social, e profissional.
É importante ressaltar que a execução desse projeto tem oportunizado o desenvolvimento de atividades transdisciplinar com as disciplinas: Jogos e Brinquedos, Psicologia, Educação Ambiental e História da Educação.

Fotos Relacionadas

FACIMA é Premiada em Todos os Festivais de Publicidade de Alagoas

Para o publicitário, o dia 04 de dezembro é a data mais importante do calendário. A data em que se comemora o Dia Nacional da Publicidade e Propaganda também foi o momento em que a Faculdade da Cidade de Maceió - FACIMA se consagrou como a instituição de ensino superior que mais foi premiada nos Festivais de Publicidade de Alagoas.

No último dia 28 de novembro, todos os alunos do curso de Publicidade e Propaganda da FACIMA participaram do Prêmio Jovem Criativo, uma das categorias do Festival Gazeta de Publicidade (FGP), promovido pela Organização Arnon de Mello, afiliada a Rede Globo. Além de inscrever todos os alunos no FGP, a FACIMA conquistou o primeiro lugar com Job idealizado pela equipe dos alunos do 6º período Ângelo Filho, César Black, Karine Santos e Samuel Vitor. Não bastasse o primeiro lugar, a FACIMA também conquistou o 3º lugar, com os alunos do 7º e 8º períodos, Lucas Cunha e Rodrigo Brandão, que em 2013, foram os vencedores do Festival na mesma categoria.

Laureando o mês da publicidade, no dia 04 de Dezembro de 2014, a FACIMA recebeu o Troféu Incentivo Guerreiro da Criação, sendo reconhecida com a Instituição que mais incentiva a Publicidade entre os estudantes de Alagoas, por inscrever mais de 90 trabalhos. Destaca-se ainda a participação dos alunos da FACIMA no Prêmio Guerreiros da Criação, nesta 21ª edição da premiação mais tradicional e concorrida do Estado, organizada pelo Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM), afiliado da Rede Record. Nesse Guerreiros, dos 10 trabalhos da short lista (indicados ao prêmio) na categoria Jovem Guerreiro, 60% eram de alunos da FACIMA . Quando anunciados os cinco finalistas, três deles eram alunos do curso de publicidade da instituição, sendo o 2º e 3º lugares, dos Jadielson Alexandre e Erika Rubian.

Brieffings

Para o Festival Gazeta de Publicidade, mais conhecido como FGP, foi solicitado que os alunos formassem uma equipe de até quatro integrantes e preparassem uma campanha para uma empresa chamada GRUCAFE, esta que é fictícia. O brieffing demandou uma campanha de comunicação completa e pedia que os alunos, além de criativos em suas ideias, otimizassem o uso da verba. Já para o Prêmio Guerreiros da Criação, os inscritos na categoria estudante, tiveram que homenagear a cidade Maceió, que completará 200 anos em 2015. O job era um vídeo de até 15 segundos para o Instagram.

Saiba mais acessando:

FESTIVAL GAZETA DE PUBLICIDADE
http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=383241&e=6

GUERREIROS DA CRIAÇÃO
http://tnh1.ne10.uol.com.br/

Fotos Relacionadas

Semana do Fisioterapeuta

Com temáticas que movimentaram o corpo, a mente, e o espirito, a SEMANA do FISIOTERAPEUTA da FACIMA 2014 foi uma intensiva amplitude de conhecimentos autógenos.

O ciclo mobilizador aconteceu no auditório do Tribunal de Contas de Alagoas e teve três preleções extensores de informações cientificas: Ética e Bioética proferida pela Ftª Rayanne Caetano; A Saúde do Trabalhador e Ergonomia ilustrada pela Ftª Flaviana Lopes; como fazer Trabalho Acadêmicos cientificada pela Biblioteconomista Raquel Adonato; e uma palestra-show sobre Marketing Pessoal e Profissional: Do pré vestibular a Colação de grau com a Especialista em Marketing Melyssa Chaves, nos dias 30 e 31 de outubro de 2014, e um triátlon acadêmico procedido de caça-ao-tesouro, no dia 1º novembro, no Clube EcoPark Maceió.

As atividades foram alusivas ao dia do fisioterapeuta, que tem sua data comemorativa no 13 de outubro, mas, que devido a temporada de provas institucionais e época de eleições parlamentares fora transferida para o período citado acima, para que os acadêmicos não tivessem interferências inabilitantes. O evento também foi ocasional para a exercitação das disciplinas APS – Atividades Práticas Supervisionadas (válido para todos os períodos) e AC – Atividades Complementares (válido somente para os 8º Períodos), quando os acadêmicos se apoderaram de teorias e práticas curriculares e extracurriculares de forma complementar e com supervisão, fora do seu ambiente acadêmico. Vários prêmios foram sorteados e distribuídos através de dinâmicas acadêmicas.

Participaram das atividades cerca de 80% do corpo discente do Curso de Fisioterapia da FACIMA que desfrutaram também de momentos aglutinadores de socialização inter-períodos, entretenimentos e lazer com familiares no encerramento das atividades no parque aquático.

Fotos Relacionadas

Arte em Marechal Deodoro

Marechal Deodoro foi a cidade escolhida pela professora Laís Quintella, para ministrar a segunda aula sobre o Barroco - movimento introduzido no Brasil no final do século XVI - da Disciplina História da Arte.

Saindo da FACIMA no início da manhã e retornando no meio da tarde, os alunos visitaram além das belíssimas Igrejas da cidade a casa de Marechal Deodoro, onde às vésperas das eleições para a presidência da república, mergulharam na história do primeiro Presidente do Brasil.

No total, três igrejas foram analisadas e um cemitério foi visitado, além da fachada do museu de arte sacra da cidade, já que o mesmo encontra-se em fase de reforma. "O passeio durou pouco mais de seis horas e foi bem proveitoso", disse satisfeita docente responsável pela disciplina. Elogio que se confirmava no rosto de cada aluno.

Após conhecer o Barroco de Marechal Deodoro, os estudantes se preparam para mais duas excursões culturais. A primeira no próximo mês de Dezembro, para visitar e conhecer o Barroco da linda cidade de Penedo em Alagoas e a outra excursão para o Recife, onde os discentes da FACIMA conhecerão o belo Instituto Ricardo Brennand, em Janeiro de 2015. "Além de divertidas, essas viagens são bastante enriquecedoras", falou o aluno Luiz Cirino do 6º período.

Como exercício para o final de semana, a professora escolheu o artista Caravaggio e passou um trabalho bastante interessante onde os alunos irão trabalhar a semiótica entre a arte Barroca e a propaganda do século XXI.

Por: Will Fróes
2º período
Publicidade e Propaganda
Fábrica Publicidade

Fotos Relacionadas

APS Comunicação Social 2014.1

Na noite do dia 28 de maio de 2014, na entrada principal da FACIMA, aconteceu a apresentação final da disciplina Atividades Práticas Supervisionadas do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e pode-se dizer que o evento, marcou a história da faculdade.

Para que os alunos do curso se apresentassem para toda a comunidade acadêmica e também para um júri formado por dez profissionais, uma grande estrutura foi montada para que todos os períodos realizassem suas apresentações.

O 1º período, lançou a aluna Cayse como cantora. Os calouros ainda produziram um clipe musical e escreveram uma música para a aluna apresentar, na noite em questão. A turma do 2º e 3º período ficou responsável em criar a campanha do CAVIDA, uma ONG que combate o suicido na cidade de Maceió. Moda Classe C, foi o tema para as turmas do 4º e do 5º período. Já o 6º e o 7º, apresentaram o programa online.

Foi uma diversidade de temas, de ideias. “Simplesmente achei que o São João da FACIMA tinha sido adiantado, uma estrutura imensa montada. E esse palco? Jamais iria imaginar que era a apresentação da APS, e com atrações tão ricas de conhecimento e cuidado em abordar cada tema. Estou me formando agora e me sinto lisonjeado em participar de uma noite tão diferente e marcante na faculdade antes de minha saída”, declarou Pedro Lima, aluno do 8º período de Publicidade.

Todas as equipes foram julgadas e o júri convidado, formado por publicitários renomeados da capital e também, pela presidente do CAVIDA, ficou muito feliz com o resultado e feliz em saber que a FACIMA formará bons profissionais.

Para encerrar, abusando um pouco de meu direito de expressão e diferenciando essa de outras matérias utilizo minhas palavras para definir o que foi a APS 2014.1: Realização, superação, ação, renovação, simplesmente uma noite incrível, que faz cada um de nós futuros profissionais da comunicação entender qual é a nossa maior meta, não só aparecer, comunicar, persuadir, mas sim tornar comum produto e serviço com qualidade e riqueza em detalhes. Parabéns a coordenação do curso e a todos os professores envolvidos. Quem venham outras grandes apresentações.

Luiz Moreira - Aluno do 5º Período - Fábrica Publicidade

Fotos Relacionadas

Disciplina APS do curso de Comunicação Social

Na noite de 15 de abril de 2014, os alunos do 1º período filmaram parte do clipe musical paraa disciplina atividades práticas supervisionadas em um famoso restaurante e bar da região. Fábrica Publicidade

Fotos Relacionadas

Atividades Práticas Supervisionadas do curso de Publicidade e Propaganda

No dia 27 de abril de 2014, a professora Marcella Smith acompanhou mais uma vez os alunos do primeiro período na disciplina atividades práticas supervisionadas. Dessa vez, a parte da fotografia aconteceu na bela casa do tio da Professora Marcella. Prática, aprendizado e descontração se misturam sempre, quando falamos da interdisciplinaridade da APS.

Por: Renato Dantas - aluno do 4º período - Fábrica Publicidade.

Fotos Relacionadas

VII Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular - Ensino Superior e Novas Tecnologias: Caminhos e Desafios

O "VII Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular - Ensino Superior e Novas Tecnologias: Caminhos e Desafios", promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular e realizado nos dias 3, 4 e 5 de abril de 2014 em Maceió (AL), constituiu-se oportunidade ímpar para discussão e apropriação, pelos participantes, dos instrumentos mais modernos neste campo além de ter possibilitado uma intensa interação profissional entre todos os presentes. Na oportunidade, a FACIMA presentou a diretora Ana Paula Nunes, a Coordenadora Pedagógica Prof.ª Dayse Teixeira e o docente do Curso de Administração Profº Edson Alcântara Junior para participarem do referido evento.

O evento reuniu as principais lideranças do setor, autoridades governamentais e políticas com responsabilidade na área educacional, renomados educadores e formuladores de políticas públicas para a educação no Brasil e foi palco de profundas reflexões sobre os mais diversos conhecimentos que emanam da temática envolvida referenciada sobre o impacto e a interrelação da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem.

Neste contexto, relevantes temas se sobressaíram e culminaram com a percepção de que o aluno tem um papel muito mais ativo na aprendizagem e que a transmissão do conhecimento pelo mestre - cada vez mais descentrada dele próprio - terá de ser mediatizada com as inovações da moderna tecnologia. Para tanto, o professor precisará criar um ambiente propício à formação do profissional, do cidadão global, capaz de compreender, atuar e transformar o mundo.

O Congresso se encerrou com o firme propósito de persistir na luta por um ensino superior de qualidade, mais justo e socialmente mais adequado à diversidade das instituições de ensino superior (IES).

Fotos Relacionadas

Notícias do Curso de Publicidade e Propaganda

No dia 12 de abril de 2014, a professora Marcella Smith acompanhou os alunos do primeiro período do curso de publicidade e propaganda da FACIMA para a gravação do clipe que fará para da APS dos calouros. Segunda parte do trabalho cumprida, agora é só aguardar a edição dos vídeos e o dia 30 de maio de 2014, onde toda a turma apresentará o resultado final de três meses de trabalho a comunidade acadêmica da FACIMA.

Por: Robson Melo - aluno do 3º período - Fábrica Publicidade.

Fotos: Luiz Fernando de Lima - aluno do 1º período.

Fotos Relacionadas

I Mostra de PDV do Curso de Publicidade e Propaganda

PDV é a hora de fazer com que o cliente em meio a milhões de oportunidades, estenda a mão e escolha um determinado produto. Diversas marcas investem pesado para a promoção de seus produtos e para a ampliação da presença da marca na vida de seus consumidores utilizando PDV. Na noite de 1º de abril de 2014, a professora Iranize Lima - disciplina Composição e Projeto Visual - não fez diferente e realizou a I Mostra de PDV do curso de Publicidade e Propaganda da FACIMA e premiação para a melhor equipe. Mostrando o principal objetivo de um PDV que é impactar clientes acelerando vendas, alunos do 2º e 3º período, realizaram um belíssimo trabalho montando o PDV de diversas marcas. KitKat, Olympikus, Dove, Rexona, Apple, Bonna Sorte, Yoki e a conhecida alagoana Socôco estavam entre as marcas escolhidas pelos grupos (agências) e pela docente. Para escolha da melhor equipe, professores do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e gestores da FACIMA fizeram parte do júri.

  • 1º lugar - Olympikus
  • 2º lugar - Yoki
  • 3º lugar - Rexona

Link vídeo YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=KQctaVf0eUg

Por: Luiz Moreira - aluno do 5º período - Fábrica Publicidade

Fotos Relacionadas

Moda para a Classe C é a Temática da APS do 4º e 5º período de Publicidade e Propaganda

A convite da professora Rose Cristine e do professor Audranilson Trevas (Audrey Trevas), no dia 07 de abril de 2014, a turma do 4º e 5º período do curso de Publicidade e Propaganda da FACIMA receberá a editora e produtora de moda Danúbia Barbosa que ministrará uma palestra sobre moda e identidade. A visita da também socióloga Danúbia, faz parte do projeto "Moda ClasseC", idealizado pelos dois docentes e desenvolvido para a disciplina Atividades Práticas Supervisionadas (APS).

Por: Luiz Moreira - aluno do 5º período - Fábrica Publicidade.

Fotos Relacionadas

Publicidade e Propaganda e a "Noite da Perguntaria"

No dia 1º abril de 2014, a noite, no Pátio de entrada da Faculdade da Cidade de Maceió, alunos do quarto e quinto períodos do curso de publicidade e propaganda aplicaram uma enquete para funcionários, estudantes e professores da Instituição. Na pesquisa, que aconteceu no dia da I Mostra de PDV's (disciplina Composição e Projeto Visual, também do curso de Publicidade), os alunos questionaram quais ações o curso poderia desenvolver na Faculdade no segundo semestre de 2014. A atividade da disciplina Pesquisa de Mercado, ministrada pelo docente "Audrey" Trevas, foi chamada de “Noite da Perguntaria”. O objetivo da ação foi de obter a opinião do público interno da FACIMA sobre o que o curso poderia fazer em termos de Atividade Prática Supervisionada (APS), Projeto de Extensão ou de Pesquisa no próximo semestre, proporcionando uma experiência prática para os discentes em termos de aplicação de questionário - enquete de sondagem de opinião. Uma boa parte dos alunos aderiram ao “Cosplay”, e se fantasiaram de heróis e personagens do cinema, tv e quadrinhos para atraírem a atenção dos entrevistados. Para os alunos do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e também para a comunidade FACIMA, a noite de 1º de abril foi bastante movimentada.

Fotos Relacionadas

Intervalo Cultural volta a Agitar os Intervalos das noites da FACIMA

Em sua segunda edição, agora organizado pela agência experimental Fábrica Publicidade, o Intervalo Cultural voltou com tudo e quem abriu a primeira noite foi a aluna do 1º período de Comunicação Social, Cayse Evellyn que cantou muita MPB e gospel. O Intervalo Cultural acontecerá todas as quintas durante os intervalos noturnos da FACIMA. Todos os alunos da Faculdade da Cidade de Maceió poderão realizar a sua inscrição na Fábrica Publicidade, localizada no campus ou procurar a coordenação do curso de Publicidade e Propaganda.

Renato Dantas – Fábrica Publicidade

Fotos Relacionadas

A segunda noite do Intervalo Cultural teve bastante Rap. O aluno do curso de Comunicação Social, Zulu Fernando, animou com poesia e música a noite de 27 de Março de 2014.

Robson Melo -  Fábrica Publicidade

Fotos Relacionadas

Pop Rock foi o gênero escolhido pelas alunas Thayse Rocha e Emmanoella Malta para apresentação no Intervalo Cultural da última quinta-feira. Thayse e Emmanoella são alunas do curso de Comunicação Social e deram um verdadeiro show na noite de 03 de abril de 2014.

Renato Dantas - aluno do 4º período - da Fábrica Publicidade.

Fotos Relacionadas

Bloco Carnavalesco anima alunos do Curso de Publicidade e Propaganda

Com a ideia de realizar um baile de carnaval destinado aos alunos do Curso de Publicidade e Propaganda da FACIMA, a coordenadora do curso Laís Quintella, juntamente com as professoras Rose Cristine, Adriana Thiara, Iranize Lima e Marcella Smith criaram o bloco carnavalesco "Bota o Galo na Roda". O evento aconteceu no dia 20 de fevereiro de 2014 e a ideia inicial é que o mesmo aconteça sempre dois dias antes do grande bloco carnavalesco "Pinto da Madrugada" e nove dias antes do sábado de carnaval.

"O galo, é o símbolo elemento da publicidade e da propaganda, por ser ele o primeiro a propagar que o dia vai começar e a palavra roda foi pensada aleatoriamente, mas tem um grande sentido, já que em seu primeiro ano a concentração foi em torno de um grande círculo localizado na entrada da instituição", disse a coordenadora Laís Quintella, justificando a escolha do nome do bloco. Em seu primeiro ano, o bloco concentrou dezenas de alunos, não só do curso de publicidade e propaganda como também de outros cursos da FACIMA.

Por: Renato Dantas - Aluno do 4º período - Fábrica Publicidade

Fotos Relacionadas

DIGA 2013 - 3ª Edição

No dia 23 de Novembro de 2013, o famoso tão falado e conhecido dia do galo (DIGA) alcançou sua 3ª edição como mais uma realização dos alunos de publicidade e Fábrica Publicidade (Agência Experimental de Comunicação Social da Facima). As 8h de evento teve uma diversidade de temas abordados como: As Dores e as Delícias de ser um Mídia, o case Diário de um Plantonista - Das Mídias Sociais às Páginas do Livro, Marketing Promocional: Um Sonho Real, Inovação e Relações de Consumo. Diversos profissionais e acadêmicos da comunicação e áreas afins comparecem e participaram de forma unânime do “grande Diga” e adoraram a descontração em abordar temas que são considerados “ócio do ofício” não tão apreciado por muitos, assim quebrando todo e qualquer ”melindre” dos futuros profissionais e reformulando o conceito dos que já estão no mercado. “Um evento como o DIGA é muito importante para formação do aluno, pois ele traz experiências dos profissionais do mercado e aproxima os alunos do mercado ao qual participarão” declarou Marcella Smith – mídia, palestrante e professora da instituição.

Luiz Moreira – Aluno 4º Período – Fábrica Publicidade

Fotos Relacionadas

Semana Criativa de Arte Moderna

De 2 a 5 de Dezembro de 2013, aconteceu a Semana Criativa de Arte Moderna da FACIMA. Idealizada pela professora de História da Arte Laís Quintella e pelos alunos do 5º e 6º períodos, a semana foi marcada pelo projeto "arte no muro", comandado pelos alunos da disciplina História da Arte e pela exposição fotográfica realizada pelos calouros, intitulada "de praça em praça".

"Gostei muito de ter deixado a minha marca nesse muro, deu um colorido a faculdade", disse Mariana, uma aluna do curso de Administração. Já o funcionário da FACIMA, o Sr. Ubirajara super aprovou o projeto e falou que aguarda as próximas SCAM.

Adelmo Lessa - Fábrica Publicidade

Fotos Relacionadas

Alunos de Publicidade ficam em Primeiro Lugar no Festival Gazeta de Publicidade

Aconteceu no sábado, 30 de novembro de 2013, um dos eventos mais disputados do estado de Alagoas na área de publicidade e propaganda, o "Festival Gazeta de Publicidade". Este ano, o festival teve número recorde de peças inscritas, sendo a categoria "Jovem Criativo" uma das mais almejadas, com cerca de 115 trabalhos inscritos por alunos de diversas faculdades do estado, onde mais da metade foram de alunos da FACIMA, 74 inscritos.

Para concorrer a categoria "Jovem Criativo", os estudantes tinham que elaborar duas peças publicitárias, sendo uma página de jornal impresso para o Jornal Gazeta de Alagoas e a outra um VT de 30 segundos para veiculação na TV Gazeta.

Este ano, a ideia foi criar peças com o tema "Papai Noel existe". A FACIMA teve destaque na categoria levando duas indicações de três e conseguindo o 1º lugar.

  • 1º Lugar - Lucas Daniel e José Rodrigo Brandão
  • 2º Lugar - Christian Müller, Bruna Galdino e Nayara Lima.
  • 3º FITS

A dupla vencedora optou pela animação, e os dois alunos fizeram um belíssimo trabalho.

Rodrigo Brandão, Lucas Cunha, Christian Müller, Bruna Galdino e Nayara Lima expressaram a importância de participar de um evento desse porte. "Ter peças analisadas por grandes publicitários do eixo Rio/SP e ainda mais saber que eles gostaram é muito bom para nos", disse um dos finalistas e vencedor da categoria, Lucas Cunha. "Fiquei muito feliz ao ser indicada, é um reconhecimento pelo esforço que eu, Christian e Nayara tivemos", disse Bruna Galdino.

Por: Christian Müller - aluno do 6º período de publicidade e propaganda da FACIMA e segundo lugar no Festival Gazeta de Publicidade.

Confira a notícia na íntegra.

Fotos Relacionadas

Troféu Jovem Guerreiro

No dia 04 de dezembro de 2013 acontecerá o evento Troféu Jovem Guerreiro, promovido pelo Pajuçara Sistema de Comunicação. Já foram selecionados e divulgados os dez finalistas, dentre estes, seis são alunos do curso de Publicidade e Propaganda da FACIMA. Parabéns a todos! Tenham a certeza que estamos na torcida e desejamos boa sorte!


FACIMA Promove Ação para Candidatos à Prova do ENEM

Nos dias 26 e 27 de outubro de 2013 ocorreu o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2013. Criado pelo governo federal em 1998, o Enem é atualmente a principal porta de entrada para interessados no ensino superior. As provas foram aplicadas em todo o território nacional a partir das 13h (horário de Brasília), composta por quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. No primeiro dia, sábado, as provas foram de Ciências Humanas e suas Tecnologias e, de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No segundo dia, domingo, foram realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

A FACIMA parceria do INEP/MEC e CESGRANRIO, empresa que Coordena o Concurso, foi um dos locais de realização do tão espero exame! A instituição acolhedora como é, distribuiu canetas, picolés, folders e desejou aos participantes boa sorte e tranqüilidade para a realização da prova!

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do INEP na internet até o dia 30 de outubro. Os participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2013, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.

Fotos Relacionadas

Oficinas Criativas

Na noite do dia 22 de agosto de 2013 os alunos do curso de publicidade e propaganda do 5º e 6º períodos deram início a mais um projeto idealizado pela professora Rose Cristine. Organizar uma oficina criativa foi a tarefa de todos os grupos, cada um com um tema diferente.

A primeira oficina abordou a temática Eventos e foi realizada pela equipe de Filipe Melo e Bruna Galdino. Os alunos deram dicas de como fazer um evento de sucesso e como não errar na organização de um.

Após uma pausa de quinze dias para a equipe 2 se preparar, na noite de 5 de Setembro, foi a vez da Oficina de Redação, que propôs explicar a importância de uma boa escrita na hora de se produzir textos publicitários. ”A oficina de redação foi maravilhosa e hoje vimos como é importante a disciplina na nossa matriz curricular”, disse a aluna Mayara Omena. Em 19 de Setembro, foi a vez de abordar o processo criativo na Oficina de Design, ministrada pela equipe do Rodrigo Brandão e Erick Bruno.

Para encerrar o projeto, a última oficina foi a de Produção de Vídeo realizada por Adelmo Lessa e Christian Muller. Esta foi a única oficina que foi divida em duas partes. Na primeira mais teoria, onde os alunos explicaram como construir roteiros para cinema, TV e publicidade e a segunda parte, mais prática com os ângulos e os enquadramentos de câmera. A equipe encerrou sua belíssima apresentação com vídeo um institucional da FACIMA produzido pelos alunos.

Adelmo Lessa – Fábrica Publicidade.

Fotos Relacionadas

CSPP FACIMA no Guerreiros da Criação e no Festival Gazeta de Publicidade

O mês de Novembro é um mês de diversos projetos para o Curso de Comunicação Social da FACIMA. Além de trabalhos de final de semestre e organização de eventos que fazem parte da disciplina Atividades Práticas Supervisionadas (Semana FACIMA Contra o Tabagismo, o Dia do Galo e Propagando Sorrisos), em 2013, os alunos também se envolveram na produção de slogans e comerciais para concorrer a dois grandes prêmios da propaganda alagoana: o Prêmio Jovem Guerreiro e o Festival Gazeta de Publicidade, mais conhecido como FGP. Para o Prêmio Jovem Guerreiro, foi solicitado que o candidato inscrevesse um slogan para comemorar o vigésimo aniversário do evento. Já o FGP, pediu em seu edital que os estudantes fizessem um vídeo de 30 segundos relacionado ao Natal, que focado com a doação de brinquedos teve como tema a pergunta "Papai Noel Existe?".

Com vontade de vencer, os alunos do curso de Publicidade da FACIMA se inscreveram em peso. Foram 519 inscrições no total para o Guerreiros da Criação sendo que 114 inscrições foram da FACIMA, que possui 160 alunos no curso e para o Festival Gazeta de Publicidade ainda não existem números, pois as inscrições não foram finalizadas.

Fosse acompanhando os alunos nas gravações, ajudando com aulas de Redação Publicitária, Cinema e TV ou até mesmo cedendo a sua voz para inserir nos comerciais, todos os professores do curso se envolveram. Agora é ficar na torcida e aguardar o evento para conhecer o grande vencedor e que ele seja FACIMA.

Luiz Moreira - Staff Fábrica Publicidade

Fotos Relacionadas

TEASER FACIMA 2013

A publicidade e as interfaces na comunicação foi tema do 1º TEASER FACIMA, com o intuito de ser um evento menor e antecessor ao DIGA (principal evento de publicidade da FACIMA) o mesmo foi realizado na noite do dia 23 de maio de 2013 no auditório do colégio Nuke, contou a presença de Carlos Nealdo, Charles Wellington e Anthony Campos todos profissionais de comunicação que atuam no mercado publicitário em veículos. A noite foi mais uma realização da Agência Experimental de Comunicação Social da FACIMA chamada de Fábrica Publicidade que aproveitou a oportunidade para apresentar seu conceito, marca, profissionais, métodos de trabalho e outras atividades. “Mais um sonho realizado e uma total alegria em ver os participantes interagindo de uma maneira ímpar com os palestrantes, a noite foi um total sucesso e um exemplo em organização, parabenizo cada um que fez parte dessa formação de mais um grande evento de publicidade da FACIMA’ disse Laís Quintella Lessa (Coordenadora do curso de Comunicação) com total euforia e entusiasmo em ver que os alunos tem crescido e já começam a dar os primeiros “grandes” passos de maneira positiva.

Luiz Moreira – Aluno do 3º Período - Fábrica Publicidade

Fotos Relacionadas

Pub Goal FACIMA

Na manhã do dia 29 de setembro de 2013 aconteceu o Pub Goal FACIMA - campeonato esportivo idealizado pelo aluno de Publicidade e Propaganda e estagiário da Fábrica Publicidade Renato Dantas e pela aluna do 3º período Nilvane Freitas. A primeira edição do Pub Goal contou com a presença de alguns times de Futebol e duplas de vôlei de praia. Em clima de de descontração, alunos da FACIMA, entre eles discentes do curso de Administração e Comunicação Social e também um time de funcionários da Instituição, competiram com garra defendendo suas equipes. Nesta primeira edição o time campeão de futebol foi dos alunos de Administração e no voleibol as medalhas de primeiro lugar ficaram para a dupla de Comunicação Social, Bruno Araújo e Heloísa Alves. “A instituição deveria repetir ações como esta, ações desse tipo facilitam a aproximação entre estudantes em e funcionários”, declarou o aluno do 3º período de Publicidade Daniel Albuquerque. A coordenadora do curso Laís Quintella, gostou do resultado e juntamente com os organizadores, já pensam em um novo torneio para o final do ano. Aguardamos novidades.

Luiz Moreira - Staff Fábrica Publicidade

Fotos Relacionadas

Semana do Administrador

Aconteceu no período de 09 a 11 de setembro de 2013 a Semana do Administrador FACIMA, organizada pelos alunos dos 5º e 6º períodos do Curso de Administração, sob a coordenação dos professores Risomar Gusmão e Francisco Bahia.

1º DIA:

Fotos Relacionadas

2º DIA:

Fotos Relacionadas

3º DIA:

Fotos Relacionadas

Sessão especial na Assembleia Legislativa em homenagem ao Dia do Administrador

Foi realizada no dia 09 de setembro de 2013 uma sessão especial na Assembleia Legislativa, a pedido do Coordenador do Curso de Administração (manhã) da FACIMA - Francisco Bahia ao Deputado Ronaldo Medeiro, que protocolou a solicitação e foi aprovada pela Presidência da Casa - Dep. Fernando Toledo.

Fizeram parte da Mesa oficial: Dep. Ronaldo Medeiros; Conselheiro Federal Armando Lobo; Coordenador do Curso de Administração da FACIMA (manhã) - Prof. Francisco Bahia; Coordenador do Curso de Administração (noite) da FACIMA - Prof. Risomar Gusmão; Empresário e Administrador - Cícero Filgueira (Metta Eventos); Superintendente do CIEE-AL - Sra. Fabiana Fernandes; Administradora Mônica Suruagy.Também estiveram presentes alunas do Curso de Administração da FACIMA. Prof. Armando Lobo, parabenizou os Administradores pelo dia 09 de setembro de 2013, onde a profissão estava completando 48 anos.

Prof. Francisco Bahia - destacou o momento histórico pois pela Primeira Vez estava sendo realizada uma sessão especial em homenagem ao Dia do Administrador na Assembleia Legislativa de Alagoas bem como a presença de 04 Instituições de Ensino Superior. Frisou que se faz necessário lutarmos cada vez mais em prol dos Administradores, sendo necessário a união de forças. Solicitou aos Deputados Ronaldo Medeiros e Judson Cabral que apoie sempre a luta dos Administradores.

Prof. Risomar Gusmão - ressaltou que os Administradores são essenciais para o Desenvolvimento de uma região, aproveitou para parabenizar a todos pelo dia 09 de setembro de 2013.
Administradora Mônica Suruagy- segundo a mesma, a cada dia os Administradores estão ganhando espaço, mas que ainda tem muito para lutar e conquistar. Dep. Judson Cabral - parabenizou os Administradores destacando a sua importância para o desenvolvimento do país.

Dep. Ronaldo Medeiros - frisou que os Administradores são essenciais não só para a sobrevivência das empresas como para uma Nação que está cada vez mais em desenvolvimento e que os mesmos são vitais para o progresso de forma organizada e sustentável.

Fotos Relacionadas

São João 2013

Como forma de despedida do mês junino, funcionários da FACIMA se reuniram no último dia de aula do primeiro semestre do ano 2013 para encerramento do mês de São João. Idealizado pela professora e coordenadora do curso de Comunicação Social, Laís Quintella, o encontro aprovado por todos os funcionários, foi regado por uma grande variedade de comidas típicas e danças coreografadas. No pátio superior da Instituição, a diretora da FACIMA Ana Paula Nunes, juntamente com coordenadores, professores e funcionários de todos os setores, se divertiram bastante na tarde do dia 28 de junho de 2013 ao som de muito forró comandado por banda ao vivo.

Adelmo Lessa - Staff Fábrica Publicidade.

Fotos Relacionadas


Curso de Pedagogia aprofunda os estudos acerca do ECA

Foram realizadas dentro da disciplina PEDAGOGIA INTEGRADA atividades voltadas para concurso público, na área educacional, quando foi explorada a temática referente ao Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, assunto fundamental para formação do educador que irá lidar diretamente nas escolas ou centros formadores com crianças e jovens. Consistiu num momento a mais de estudo, quando os alunos fizeram uso do estatuto para auxiliar na execução dos questionamentos, vindo a tornar o conhecimento mais significativo a medida em que, as respostas efetuadas a partir da pesquisa foram direcionadas, na ocasião, de forma interativa e participativa. Após a conferencia do gabarito, os alunos fizeram um balanço da positividade da atividade por ser também para muitos um primeiro contato com questões exploradas nos concursos ao tempo em que foram orientados pela professora Msc. Rosiane Barros a pesquisar outras avaliações de concursos para dar , não só continuidade aos estudos como ter contato com questões referentes a outras temáticas, que também são exigidas em concursos públicos. O objeto maior foi estimular e fazer com que fosse sentida a necessidade de um maior conhecimento das legislações que regem a formação do professor , como também estimular os estudos para melhor enfrentar o mercado de trabalho, cada vez mais exigente e excludente.


Novos Espaços de Atuação do Pedagogo

No dia 22 de maio de 2013, no auditório do Colégio Anchieta, foi realizado pelos alunos do Curso de Pedagogia da FACIMA, o Evento Novos Espaços de Atuação do Pedagogo, que abordou a atuação do mesmo em ambientes não escolares. Estiveram presentes a diretora geral da Facima, Prof.ª Ms. Ana Paula Nunes, professores e alunos do curso de Pedagogia, bem como comunidade externa.

A finalidade do evento em tela foi ampliar a visão dos alunos do curso de Pedagogia acerca das novas áreas de atuação do Pedagogo, a saber: museus, empresas, ONGs, emissoras de rádio e TV, hospitais entre outras, que vão além dos espaços escolares, pois onde houver uma prática educativa haverá espaço para uma ação pedagógica.

O evento contou com a participação da Professora Célia Leite Lamas, Diretora do Instituto de Desenvolvimento Humano e Empresarial; Greciene Lopes dos Santos Maciel, Mestra em Educação, membro da equipe interdisciplinar do Laboratório de Estudos Museus e Educação LEME FaE/UFMG e do International Council of Museums (ICOM) e integra o Committee for Education and Cultural Action (CECA).

Consultora UNESCO para o Departamento de Patrimônio Imaterial / IPHAN; Samara Marinho Lessa -Pedagoga NEAS, Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Sarah Alves Coelho - Pedagoga NEAS Especialista em Gestão de Pessoas e Educação.

As palestras ministradas romperam com paradigma quanto ao perfil do Pedagogo, ou seja, de que este está apto para exercer atividades restritas ao universo escolar.

Fotos Relacionadas

Caminhando para uma Nova Etapa da Graduação, Alunos do 6º período do curso de Comunicação Social, apresentam ideias para o Projeto Experimental (PREX)

Faltando apenas um ano para concluir a graduação, na noite do dia 11 de Junho de 2013, os alunos do 6º período, orientados pela professora Janaína Galdino, apresentaram suas ideias para o trabalho de conclusão do curso.

A primeira equipe a se apresentar formada pelas alunas Clea Lins, Fabiana Rosendo, Iorraly Queiroz, Jacqueline Araújo e Katherine Marques, realizou um ótimo trabalho e foi referendado tanto pelo comunicólogo Audrey Trevas, professor convidado para julgar as equipes, quanto pela professora Orientadora. "É um ótimo tema para trabalho de conclusão de curso, visto que responsabilidade social e comunicação é uma tema que vem crescendo a cada dia", disse Janaína Galdino.

A segunda equipe falou sobre a Casa do Surf. Os alunos Felipe de Almeida, Adriano Santos, Kariluce dos Santos e Ricardo Lima, resgataram o histórico e a convicção de que o surf precisa ser melhor entendido e massificado.

Já a terceira e última equipe a se apresentar escolheu a OAB para abordar como temática principal. Formada pelos alunos Isadora Catharine, José Marcelo, José Pedro, Laís Karollyne, Renata Otaviano e Thamara Siqueira, realizou um trabalho muito bem elaborado e com um ótimo referencial teórico. O projeto da segunda equipe trata da revitalização da marca da OAB, tanto interna como externamente.

Em suas palavras finais, o professor convidado Audrey Trevas disse que todos os trabalhos ainda deverão evoluir para um TCC, mas que com o apoio da professora Janaína, os alunos estão bem encaminhados e em um primeiro momento fizeram um ótimo trabalho.

Adelmo Carneiro - STAFF FÁBRICA PUBLICIDADE


I Jogos Fiosioterapêuticos de Mobilidades Complexas



Noites de Cinema mobiliza alunos do curso de Comunicação Social

No dia 26 de março de 2013, os alunos de publicidade e propaganda (turmas 2011.1 e 2011.2) deram início ao PUBLICINE, projeto de extensão idealizado juntamente com a Professora Rose Cristine Leite - disciplina Projeto de Campanha. "Os Delírios de Consumo de Becky Bloom", foi o primeiro filme exibido. Tal película trás a história de uma consumidora compulsiva que acaba se endividando. "Sabemos que a propaganda hoje em dia desperta desejos e um grande poder de consumo, e o PUBLICINE tem como objetivo mostrar através das produções cinematográficas, histórias que envolvem esse universo", disse a professora e coordenadora do curso Laís Quintella. A aluna Bruna Galdino, uma das organizadoras da noite do dia 26 de Março de 2013, falou que o PUBLICINE além de aproximar os colegas da turma, gera uma discussão sadia e atual em sala de aula.

O evento teve outras sessões com intervalo de tempo para que as equipes se organizassem e no dia 30 de abril de 2013 foi feita mais uma exibição, onde o grupo responsável pela noite apresentou o filme "De Porta em Porta", que conta a história de Bill Porter, homem com idade avançada que tem uma deficiência cerebral e luta contra o preconceito quando busca uma oportunidade de emprego, e o que consegue é vender sabão de porta em porta. Passando por obstáculos e utilizando o seu lado criativo, Bill encontra a força que necessita para continuar.

A terceira sessão aconteceu em 14 de maio de 2013, e a equipe responsável pela noite, exibiu um clássico do cinema americano, o filme "Doze homens e uma Sentença" do diretor Sidney Lumet. Longa que apesar de ser uma produção barata, foi bem pensado, levando a ser considerado um dos filmes mais minimalistas do século XX. "A melhor forma de ensinar os estudantes de publicidade é que, é preciso persistir muito em seus resultados, avaliar com calma cada situação para que ela seja melhor solucionada. Sem contar que as aparências enganam. Existe muito preconceito pelo filme ser preto e branco, mas tem um poder de persuasão fantástico, prendendo assim o telespectador, ainda mais ae ele for estudante de Comunicação", disse Rodrigo Brandão, um dos membros da terceira equipe.

Para concluir o projeto, no dia 28 de maio de 2013, a película escolhida foi "Branded", que conta a história de um grande expert da Publicidade e do Marketing, que ao passar por um problema e ficar recluso por um tempo, retorna tendo visões paranormais e consegue enxergar a guerra que as grandes marcas vivem para entrar no mercado e serem lembradas pelos consumidores. "O filme foi escolhido pelo tipo de mensagem que passa. Queríamos mostrar o poder que a publicidade tem sobre as pessoas e alertar sobre os perigos dos excessos que podem ocorrer, retratados no cenário caótico ilustrado no filme", disse o estudante Paulo Maia. Segundo Christian Muller, o filme aborda uma realidade não muito diferente da atual, pois ainda existe quem não acredite na propaganda e engana-se quando diz que o que compra é um gasto ao invés de investimento e o marketing nunca foi normal e sim paranormal, como aborda o filme". A última noite também contou com a presença ilustre do Professor e Radialista Marcos Vasconcelos, que após o filme fez uma palestra onde abordou principalmente a história do cinema em Alagoas. Emocionada em ver o sucesso do projeto, a Professora Rose Cristine aguarda as próximas ideias para o semestre que vem, e a mensagem de toda a turma para a docente foi "obrigado por acreditar em nós".

Por: Adelmo Lessa - Fábrica Publicidade

Fotos Relacionadas

Movimento Criado pelo Australiano Juann Mann é Realizado na FACIMA

"A Free Hugs Campaign (Campanha dos Abraços Grátis)" é um movimento que envolve desconhecidos que distribuem abraços em locais públicos. E no dia 22 de Maio de 2013, conhecido também como "dia do abraço", os estagiários da Agência Experimental de Comunicação da FACIMA, adotaram a ação e resolveram distribuir abraços por toda a Faculdade. Alunos e funcionários ficaram felizes com a ação dos futuros profissionais da Propaganda Alagoana. "É muito bom receber um abraço antes de uma avaliação", disse um estudante do curso de Ciências Contábeis. Já um dos idealizadores do abraço grátis na FACIMA, o aluno e estagiário da Fábrica Publicidade Carlos Henrique, disse em seu depoimento que no início poucas pessoas estranharam a ação, e só depois de uma leve insistência aceitavam o contato, mas para a maior parte, o abraço que só aconteceu a noite valeu pelo dia inteiro, conta.

Raíra Santos - Staff Fábrica Publicidade

Fotos Relacionadas

Alunos do 1º período de Comunicação Social visitam Instalações da Organização Arnon de Mello

No dia 20 de Maio de 2013, no projeto VISITA OAM, os alunos de publicidade e propaganda Milena Pereira, Michel e Carlos Henrique, da FACIMA, conheceram as instalações dos veículos de comunicação da Organização Arnon de Mello. Durante a visita os alunos puderam conhecer também o Instituto Arnon de Mello, onde acompanharam a evolução da publicidade impressa em Alagoas desde 1950.

Fonte: Marketing Organização Arnon de Mello

Fotos Relacionadas

Professor parabeniza resultado de calouros

Como continuação do trabalho prático da turma de primeiro período de publicidade e propaganda, o Professor Raphael Araújo estabeleceu como meta a criação de campanhas, logo marcas, pesquisas de mercado, demanda, mídias... E mais uma vez as surpresas da qualidade dos trabalhos dos “calouros” foi o que marcou a noite do dia 15 de maio de 2013. Ao final da apresentação o feedback do docente foi de total satisfação, onde de uma forma positiva parabenizou todas as equipes e suas peculiaridades.

Por: Luiz Moreira - Fábrica Publicidade

Fotos Relacionadas

Decisões Empresariais

A Empresária Paula Sarmento (MEP Eventos e Turismo) ministrou uma palestra para os alunos do 2º/3º períodos do Curso de Administração Manhã, com o tema: Decisões Empresariais. Ela abordou sobre as decisões que os empresários precisam tomar, visando aumentar a competitividade, manter-se atualizados bem como oferecer novos produtos e serviços. Destacou que antes a sua empresa atuava na área de organização de eventos e que diante das necessidades dos seus clientes, começou a atuar também na área de turismo voltado para eventos. Ressaltou que o profissional do mundo atual não pode ficar restrito ao seu campo de ação, portanto precisa está observando o que acontece em outros setores.

O Coordenador do Curso de Administração Manhã e Professor da Disciplina Processos Decisórios - Prof. Francisco Bahia, frisou que exemplos de sucesso como o de Paula Sarmento, precisam serem divulgados para os discentes do Curso de Administração e que isso já está sendo uma prática na FACIMA.

Fotos Relacionadas

Entrevista ao Programa Gestão AL

Profº Francisco Bahia (Coordenador do Curso de Administração da FACIMA - Manhã) foi entrevistado pelo Programa Gestão AL, onde abordou sobre os seguintes temas: Administrador - O profissional importante para qualquer organização, Empreendedor. O mesmo foi entrevistado pelo apresentador Sr. Luciano Rocha.

Fotos Relacionadas

Confira o Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=P6n0RAtkO44


Reunião Secretaria de Estado da Ciência da Tecnologia e da Inovação - SECTI

No dia 09 de maio de 2013 ocorreu a reunião no auditório da FAPEAL para tratar sobre o Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. No primeiro momento os participantes responderam as seguintes perguntas: as expectativas e necessidades das IES em relação a SECTI, os pontos fortes e fracos da referida secretaria. Logo em seguida foi aberto um debate sobre os fatores críticos da Secti. As respostas terão como objetivo contribuir para a elaboração do planejamento estratégico e visando desta forma a melhoria contínua dos serviços e ações bem como adotar um modelo de gestão que atenda cada vez melhor aos anseios da sociedade e das instituições parceiras.

A Maioria das Instituições Privadas e Públicas de Ensino Superior do Estado de Alagoas, estiveram presentes, o Professor Francisco Bahia (Coordenador Administração -Manhã) compareceu ao evento representando a FACIMA.

Por Francisco Bahia - Coord. do Curso de Administração (Manhã).


Fórum Permanente de Coordenadores de Cursos de Administração

Ocorreu no dia 06 de maio de 2013 na sede do Conselho Regional de Administração a 1ª Reunião do Reunião do Fórum Permanente de Coordenadores de Cursos de Administração de Alagoas. A maioria das instituições privadas e públicas prestigiaram o evento, representando a FACIMA compareceram os Professores Francisco Bahia (Coordenador -Manhã) e Prof. Risomar Gusmão (Coordenador - Noite), representando a FAA o Prof. Edson Alcantara (Coordenador Pedagógico).

O Fórum tem como objetivo geral estimular a contínua elevação do padrão de qualidade do ensino de Administração. A finalidade do referido fórum é promover a integração do CRA/AL junto às IES, zelando pela elevação da qualidade de ensino dos cursos, bem como proporcionar aos egressos a orientação profissional necessária para inserção no mercado e praticar a promoção permanente de seu aprimoramento.

A reunião serviu para integrar os Coordenadores, bem como discutir sobre a minuta do Regimento Interno. Ficou decidido que cada Coordenador irá elaborar um questionário para obter informações e traçar o perfil dos egressos.

Para o Presidente do CRA/AL, Adm Alan Balbino essa integração é muito salutar visando o crescimento do ensino no estado de Alagoas.

Cordialmente

Profº Francisco Bahia
Coord. do Curso de Administração - Manhã

Fotos Relacionadas

Vida de Publicitário Longe da Agência de Publicidade

Vida de publicitário longe da agência de publicidade", foi o tema do bate papo com as profissionais Larissa Sampaio e Amanda Ayres.

O bate-papo com as profissionais Larissa Sampaio e Amanda Ayres com os alunos do 1º período (2013.1), teve como objetivo apresentar aos discentes do curso alternativas à atuação em agência de publicidade, mostrando principalmente onde o publicitário que não trabalha em agências atua, e como ele aplica os conhecimentos adquiridos no curso em sua atividade profissional.

Larissa Sampaio falou sobre sua trajetória como publicitária atuando desde a agência, passando por um bureau de Mídia - que montou sozinha para atender agências que não tinham o departamento - e em seguida ao fazer seleção para o Sistema Pajuçara de Comunicação, onde está até hoje como executiva de vendas do departamento Comercial da TV Pajuçara. Os alunos se mostraram interessados principalmente quando Larissa falou sobre como é comum os clientes irem à TV em busca de contratos diretos sem agência. A publicitária falou ainda da importância de ser dedicado a faculdade, pois ela é a vitrine para o mercado, seja através das atividades ou da indicação dos professores, já que com ela foi assim.

Amanda Ayres falou sobre sua história apontando os caminhos que fez até onde está hoje na área promocional. Ela apresentou um caminho diferente para a área da publicidade e na área promocional que ela percorreu. Amanda apontou que todas as experiências que ela teve foram válidas, pois agora pode cobrar dos coordenadores e de suas equipes de promoção o que ela sabe que é possível fazer. Amanda atua como atendimento das contas da É! Promoções e Eventos que realiza desde feirões de carros a ações promocionais para construtoras e shoppings. A publicitária deu dicas aos alunos sobre a importância de se especializar na área que escolher através de uma pós-graduação, como ela está fazendo.

Por: Marcella Smith

Fotos Relacionadas

Recepção dos Calouros de Comunicação Social

Os alunos do 1º período de Comunicação Social (Turma - 2013.1) foram recepcionados de uma forma inovadora. A coordenadora do curso Laís Quintella recebeu os calouros de forma bem diferente, oferecendo na noite do dia 18 de Fevereiro, um lanche regado a cachorro quente, refrigerantes, doces e também apresentou o curso e as áreas internas da faculdade, como o Núcleo de Artes e Comunicação da FACIMA. Já nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2013, palestras com profissionais da área, como Natália Lessa (Planejamento de Mídias Sociais e Marketing viral) e Gabriela Cesar diretora de criação da “Chama Publicidade”, fizeram parte da agenda desses futuros publicitários.

Adelmo Lessa – Fábrica Publicidade

Fotos Relacionadas

Teoria e Prática no Curso de Publicidade e Propaganda

Para por em prática o conhecimento básico dos estudantes adquirido nas aulas, o professor de Composição e Projeto Gráfico Raphael Araújo, solicitou aos alunos do primeiro período de Publicidade e Propaganda a criação de grupos, formando assim micro agências que trabalhariam a parte prática das aulas.

No dia 05 de março de 2013, os grupos apresentaram sua divisão de funções e a marca da agência. Defendendo tópicos como cor, tipologia, conceito e identidade os alunos puderam por em prática o conhecimento adquirido. A próxima etapa desse trabalho já foi dada e cada agência recebeu na semana seguinte a apresentação o briefing de seus supostos clientes para criar campanha e marca de produtos inexistentes no mercado. As coisas estão ficando cada vez mais reais e os alunos já praticando a política da "boa convivência" começam a sentar ao lado de seus "concorrentes". De forma bastante positiva a turma entrou no clima e até mesmo nas redes sociais tem mostrado bastante empenho em conhecer cada vez mais "o jeito certo de criar" como definiu um dos alunos.

Por: Luiz Henrique Moreira - aluno do 1º período

Fotos Relacionadas

Alunos do 2º e 3º períodos de Publicidade e Propaganda Visitam Varejo para Análise dos PDVs

A criação de um projeto visual se baseia nos conceitos e na criatividade de publicitários que utilizam técnicas que aprenderam no decorrer da vida acadêmica e hoje criam grandes projetos visuais para atender ou induzir as necessidades do público.

A partir da aula teórica da disciplina Composição e Projeto Visual sobre PDVs, houve a necessidade de levar os estudantes para analisarem projetos realizados dentro de redes de Varejo. No dia 13 de Março de 2013, os alunos tiveram aula Supermercado Extra. Nessa noite prática e divertida, alunos de duas turmas fizeram diversas analises que serão discutidas na aula seguinte.

Professora Iranize Lima

Fotos Relacionadas

Como Enfrentar os Desafios da Carreira Profissional

No dia 05 de dezembro de 2012, aconteceu a Palestra "Desafios na Carreira Profissional, com o Conselheiro Federal de Economia, Prof. Luiz Alberto Machado.

A palestra foi uma cortesia do CIEE através da Sra. Fabiana Fernandes e do Conselho Regional de Economia de Alagoas através do seu Presidente, Econ. Marcos Calheiros.

Participaram alunos de diversos períodos, a Diretora Geral, Profa Ana Paula Nunes e o Coordenador do Curso Prof. Edson Alcantara Júnior.

No final, o palestrante sorteou exemplares de seu livro e os contemplados foram os alunos: Ibirá Ferro, Monica Santos e Nadja Severiano.

Agradecemos ao CIEE, ao Conselho Regional de Economia de Alagoas e a todos os alunos que participaram ativamente desse momento.

Palestra CIEE

Fotos Relacionadas

XXII Encontro Brasileiro de Administração e VIII Congresso Mundial de Administração

O Administrador e Prof. Msc Eugenio Dantas, professor do Curso de Administração da FACIMA, apresentou no XXII Encontro Brasileiro de Administração e VIII Congresso Mundial de Administração,  no Rio de Janeiro, no período de 05 a 07 de novembro de 2012, trabalho com o tema "Pobreza, cidadania e a transferência de renda no contexto do Brasil rural moderno líquido - Um olhar do local ao global", o trabalho integrou o painel VII - Fome e miséria: ações para sua eliminação em todas as suas formas de manifestação.

Diante do sucesso obtido pelo evento, o banner do trabalho apresentado pelo Prof. Eugenio Dantas está percorrendo as instituições de ensino espalhadas pelo Estado do Rio de Janeiro na "Mostra Científica Itinerante do CRA/RJ".

Na companhia do Presidente do CRA-AL, Adm. Armando Lobo e da Conselheira Federal, Admª Rosário Feitosa, o Prof. Eugenio Dantas foi digno representante da nossa profissão, do nosso Estado e da nossa faculdade.

A FACIMA e o Curso de Administração agradecem ao Prof. Eugenio Dantas por toda a dedicação e empenho demonstrandos no desenvolvimento da ciência da Administração e na melhoria do nível dos egressos.

Vejam as matérias sobre o evento em:

http://www.craal.org.br/noticia/show/181/ administrador-de-alagoas-apresentou-trabalho-no-xxii-enbra

http://cra-rj.org.br/site/cra_rj/publicacoes/ enbra/publicacao/files/assets/basic-html/index.html#page1

Fotos Relacionadas

Beach Day encerra a Semana DIGA 2012

Para encerrar a Semana DIGA 2012, os organizadores do evento resolveram inovar e realizar o Beach Day na orla do Bairro da Ponta Verde. Sob comando dos alunos do 2º período do curso de Comunicação Social da FACIMA, os participantes do evento puderam se divertir com Quiz, Caça ao tesouro, campeonato de vôlei de praia e dançar bastante ao som do DJ Carrinho. O DIGA 2012 durou seis dias, iniciando com oficinas e exposição fotográfica, passando por palestras com renomeados comunicadores de Alagoas e de São Paulo e foi finalizado com um maravilhoso dia de sol e diversão na bela orla da Cidade de Maceió.

Fotos Relacionadas

II Almoço Executivo de Negócios

Devido ao tempo cada vez mais escasso se faz necessário encontrar mecanismos visando aumentar a interação entre os profissionais e o mercado. Desta forma é imprescindível conhecer a etiqueta que é fundamental em momentos como: café da manhã, almoço e jantar de negócios. Objetivando aprimorar o conhecimento dos discentes no que diz respeito a etiqueta profissional em almoços de negócios bem como a importância de se comportar diante de eventos que podem gerar futuros contratos de negócios, foi realizado no dia 30 de outubro de 2012, nas dependências da FACIMA, o II Almoço Executivo de Negócios, com os alunos do Curso de Administração – 3º/4º Períodos – Manhã. O evento foi organizado pelos alunos, Profº Francisco Bahia, onde receberam total apoio da Direção da FACIMA, Coordenação Pedagógica e do Curso de Administração e funcionários da Faculdade.

Por Francisco Bahia

Fotos Relacionadas

Alunos do Curso de Publicidade e Propaganda promoveram vôlei de praia

No dia 23 de setembro de 2012, os alunos do curso de Publicidade e Propaganda da FACIMA, se reuniram para um divertido jogo de Vôlei de Praia na orla do bairro da Ponta Verde. O jogo foi idealizado pelos alunos do 2º período do curso. "Nosso objetivo inicial, é aumentar a integridade entre os cinco períodos de Publicidade e Propaganda da nossa Faculdade. Já estamos pensando no próximo jogo e com a idéia de convidarmos alunos de outros cursos, para o intercâmbio ser ainda maior.", disse o aluno e também um dos idealizadores do Vôlei de Praia dos estudantes de Comunicação da FACIMA, Diogo Amorim. A manhã de 23 de Setembro, mesmo nublada foi bastante divertida, e a alegria dos futuros Publicitários contagiou todos que estavam próximo e até os turistas entraram na brincadeira. Então, que venham os próximos jogos para fazer toda a diferença nos finais de semana dos estudantes da nossa Instituição.

Texto: Lili Coutinho

Aluna do 2º período de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Fotos Relacionadas

Palestra Encanta os Alunos de Comunicação Social da FACIMA

A docente responsável pela disciplina Práticas de Propaganda, Professora Rose Cristine, convidou na noite de 13 de Setembro de 2012, a Analista de Comunicação da Coca-Cola Eidy Cezar. "Comunicação Coorporativa Organizacional e Coca-Cola" foi o tema abordado pela publicitária. Eidy, atua na Renosa/NE (Fábrica e Distribuidora Coca-Cola), sendo responsável pela estruturação e desenvolvimento da identificação visual interna e também desenvolve a Comunicação para todo Grupo. Os alunos saíram bastante satisfeitos com o que conseguiram absorver e também com os brindes da grande marca sorteados pela palestrante.

Por: Laís Quintella
Fotos: Guido Jr. (aluno 1º período).

Fotos Relacionadas

Criatividade na Propaganda e o Perfil dos Novos Criativos

No último dia 30 de Agosto de 2012, Ronald Hanckoc, atual diretor de Criação da Chama Publicidade, participou com os alunos do Curso de Comunicação Social da FACIMA de um bate papo sobre Criatividade na Propaganda e o Perfil dos Novos Criativos. Os alunos do Curso sentiram-se motivados e lotaram a sala 41 da Instituição. "Trazer profissionais como Ronald para conversar, com os futuros profissionais da Comunicação, é uma forma de fazer com que os estudantes interajam com o mercado publicitário local", disse a Professora Iranize Lima.

Texto: Adriana Thiara / Laís Quintella 

Fotos Relacionadas

Parceria da FACIMA como  o Tribunal de Justiça, Marca a Festividade pelo Tricetenário da Justiça Alagoas

Os acadêmicos do curso de direito da FACIMA tiveram a noite do dia 28 de maio de 2012, marcada pela presença dos ilustríssimos Juristas do Tribunal de Justiça, Dr. Claudemiro Avelino, Dr. George de Omena, Dr. Fernando Tourinho, Dr. Gustavo Souza Lima, e a Desembargadora e Vice-Presidente do TJ Dra. Nelma Torres, no auditório da casa da indústria. na oportunidade foram realizadas as seguintes palestras:

Tema 1: “formação e administração históricas da justiça em alagoas”.
Palestrante: Juiz Claudemiro Avelino de Sousa

Tema 2: O papel do Juiz e da comunidade no controle social
Palestrante: Juiz Gustavo Souza lima

Na oportunidade a diretora geral da FACIMA Ana Paula Nunes, parabenizou a todos os integrantes do Tribunal de Justiça pelo Tricentário da Justiça Alagoana e pela iniciativa do evento, uma vez que estendeu as festividades de comemoração às instituições de ensino superior, sendo esta ação de grande relevância.

A diretora ressaltou, que o Tricentário da Justiça em Algoas é um marco da história deste estado e reconheceu ainda todo um trabalho realizado a partir da contribuição da equipe de magistrados em prol da Justiça e da igualdade social.

Fotos Relacionadas

Prévia Fisioterápica do Dia das Mães

O mega evento aconteceu no dia 12 de maio de 2012, no aprazível e ecológico Parque Municipal de Maceió, localizado na reserva florestal do bairro Chã da Jaqueira e teve como objetivo vivenciar algumas práticas das teorias aprendidas no decorrer de diversas disciplinas do curso e, antecipadamente, homenagear as mães, através de condutas fisioterápicas. A programação reuniu mães de alunos, alunas mães, alunas mães da FACIMA-TI, mães convidadas, alunos e professores. A caravana da Prévia saiu às 09h da Faculdade em três ônibus e vários automóveis. Após a chegada ao Parque, o cortejo com mais de 250 participantes pode aproveitar o trajeto de uma caminhada ecológica. O exercício serviu para o grupo respirar o ar saudável que pairava no local; admirar as ramagens nativas e esverdeadas das arvores, que nos seus balanços cadenciados contracenavam com os cantos dos pássaros e vozes de alguns animais silvestres. O inicio das demais atividades foi aquecido e harmonizado por uma oração coletiva para todas às mães. Em seguida foram realizadas duas atividades práticas fisioterápicas conduzidas pela aluna Joseilza Vasconcelos: um alongamento postural e um relaxamento proprioceptivo. Logo depois, o ginecologista Dr. Arnaldo Camelo palestrou sobre a saúde da mulher. Após a conversação, o grupo “O Girassol” formado por senhoras mães-avós interpretando a peça musical “As Noviças Rebeldes” efervesceu os participantes com suas proezas lúdicas. Depois do show teatral do grupo, a professora Albanize Mirindiba conferiu um aulão ilustrativo sobre Praticas Funcionais e as AVD’s. A programação eclética teve ainda o show do cantor Bianchini interpretando músicas tradicionais do Dia das Mães, músicas golpeeis pelas alunas Lais Araújo e Lays Oliveira e, por último, encerrando as atividades comemorativas, a badalada play o aluno Wallacy Sampaio, no Palco Aberto.

Fotos Relacionadas

Oficina de Jogos e brinquedos na infância

A oficina foi realizada no dia 23 de março de 2012, sob a Supervisão da Professora Maysa Correia na disciplina Jogos e brinquedos na infância. Dessa forma, o belo trabalho foi desenvolvido pelos alunos do 2º e 3º período do Curso de Pedagogia que puderam construir diferentes brinquedos.

Fotos Relacionadas

Palestra finaliza semestre para os alunos do primeiro período de Comunicação Social

No último dia 28 de novembro de 2011, o Consultor Nacional de Vendas da Multidoor, Eduardo Ferreira, convidado pelo aluno Rodrigo Brandão, ministrou a palestra “Comportamento do Consumidor e Marketing Esportivo”, na FACIMA, para finalizar o semestre letivo para os alunos do primeiro período de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda).
O palestrante envolveu a turma com propagandas que utilizam o humor, levando-os a refletir sobre a importância de conhecer seu público-alvo, bem como suas características. Eduardo Ferreira ressaltou que uma propaganda para determinado público deve ser diferente se for abordado para outro, pois o consumidor sofre diversas influências que envolvem as necessidades básicas humanas e as culturas e subculturas locais.
Por meio de dados de pesquisa, os alunos perceberam que o rádio - como meio de propagação - não é utilizado para atingir as classes A e B e no Estado de Alagoas, somam 60% dos consumidores, uma vez que as emissoras que possuem têm concessão, não dispõem de programas voltados a tal segmento.
O consultor finalizou a palestra enfatizando que, o marketing esportivo é uma segmentação que deve ser explorada pelos futuros e novos profissionais da publicidade e propaganda, uma vez que o público deste segmento é caracterizado em sua maioria, como consumidor fanático, sendo levado a comprar devido ao forte apelo emocional das peças publicitárias presentes nas diversas mídias, exemplo demonstrado em cinco vídeos de clubes brasileiros de Futebol (Grêmio, Internacional, Botafogo, Vitória (BA) e Figueirense), que conseguiram superar as dificuldades por meio das vendas de produtos que envolvem a marca de cada clube.

Professora: Michelle Maia París
Fotos Relacionadas

Alunos de Direito Participaram da Palestra: A Importância do Controle Social na Segurança Pública

Os Alunos do Curso de Direito da FACIMA, sob a orientação da Professora Simone Marques participaram da Palestra do Presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública - CONSEG, advogado Paulo Breda, promovida pela Academia de Polícia Civil. O evento foi realizado no Auditório da Procuradoria Geral do Estado,  no dia 19 de setembro de 2011, e teve como tema “A importância do controle social na Segurança Pública."

Fotos Relacionadas

Visita técnica ao Centro Psiquiátrico Judiciário

Turmas do 3º período de direito em visita orientada ao Centro Psiquiátrico Judiciário de Maceió/AL realizada no dia 19  de março de 2011.

Fotos Relacionadas

I Encontrão APS de Publicidade e Propaganda

O evento aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2010e foi o remate cientifico das reuniões pedagógicas da disciplina APS – Atividades Praticas Supervisionadas; que faz parte da grade curricular do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda.Nas reuniões foram elucidados e debatidos fatos, vivências e cases da publicidade e propaganda alagoana, deste o seu surgimento até os dias de hoje. Pela ordem ascendente dos acontecimentos históricos e científicos, no dia 10 de novembro, os primicérios publicitários Manoel Pedrosa – o Canetinha (apresentador do Programa Cidade Aflita / TV Mar) e Telma Leão -profaNiaytyhistoriaram episódios memoriais da profissão e dos profissionais alagoanos. Na mesma noitada, o diretor/ proprietário da TV MAR, o publicitário Luciano Barbosa abordou com muito domínio as problemáticas das oportunidades e desafios do mundo publicitário. A palestra / show do gestor de marketing, Alberto Mafra (Voga Marketing) elucidouno dia 11 de novembro, o binômio Publicidade e Propaganda X Marketing, com muito brilhantismo. No dia 12 de novembro foi evidenciado o fecho de ouro do evento com uma programação dupla. O colóquio foi protagonizado pelos publicitários Igor Meda e Lucas Maia (Tengu Publicidade) e Thales da Costa Silva (Agência Paz). Cuja temáticapertinente foi “A influência das redes sociais na Publicidade e Propaganda”. Quando, simultaneamente, aconteceu a I Mostra Fotográfica (organizado pelo prof. Eduardo Calaça) de Publicidade e Propagandada FACIMA. Daorganização até o desenvolvimento, a participação imponente dos alunos foi o destaque balizador do I Encontrão APS. Em todas as temáticasaltivaram o nível das palestras, com suas indagações contagiantes. O evento acadêmicoteve o método instrucional desenvolvido pelo Prof. Francisco Silvestre (titular da disciplina), com apoio dos professores: Amanda Machado; Audrey Trevas, Eduardo Calaça e da Coorda. Pedagógica Dayse Cristina.

Fotos Relacionadas

Lançamento da Nova Marca FACIMA

Link das peças:
http://www.labox.com.br/nova-identidade-facima

Link do case:
http://www.labox.com.br/nova-identidade-da-facima


Inauguração da Clínica Escola de Fisioterapia São Judas Tadeu

No dia 13 de outubro de 2010, às 09h, aconteceu a Inauguração da Clínica Escola de Fisioterapia São Judas, que tem como objetivo atender a comunidade gratuitamente a partir do trabalho de fisioterapeutas e acadêmicos do Curso de Fisioterapia, aliando a prática à teoria. Inicialmente, a Diretora Ana Paula Nunes deu as boas vindas a todos e falou da satisfação de dar à comunidade a oportunidade de ter acesso a serviços de reabilitação do corpo, promovendo conseqüentemente ao aumento da auto-estima dos pacientes e a saúde e, sendo mais um trabalho voltado à Responsabilidade Social da Instituição. Logo em seguida, a Coordenadora do Curso Acácia de Jesus, falou da importância e da forma que acontecerão os trabalhos na clínica no turno da manhã, de segunda a sexta. Dando continuidade o Frei abençoou o espaço e toda a comunidade acadêmica presente. Foi oferecido um café da manhã, e para finalizar a Coordenadora do Curso convidou os professores e alunos para fazer uma visita em todos os ambientes da clínica, explicando o objetivo de cada espaço. O clima foi de paz e muita alegria!!!

Fotos Relacionadas

II Encontro de Educação do Curso de Pedagogia

A Direção e a Coordenação do Curso de Pedagogia,  parabenizam aos alunos e professores pelo envolvimento e parceria na realização do II Encontro de Educação especialmente aos alunos e professores, pois concretizaram um evento extremamente rico na área educacional! 
O evento contou com a participação de profissionais renomados a exemplo dos professores(as) Pro. MS. Jorge Fireman (SEMED), Profª. Drª.Mercedes Carvalho (UFAL), Profª. Drª.Telma Vitória (UFAL), Profª. Esp. Aline Gameleira, Profª. Socorro Cunha, Noemi Loureiro, Denise Pereira, Silvana Furtado, Ana Paula Aguiar Araújo, Prof. Aléssio Sandro, Carla Manuela Santos e Maísa Araújo Correia, Mariellena de Andrade Fragoso, que com brilhantismo contribuíram na formação dos nossos futuros educadores e público interessado presente.

Fotos Relacionadas