FACIMA - Faculdade da Cidade de Maceió

Esqueci minha senha | Como acessar

Visita orientada no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região de Alagoas

Neste dia 17 de abril, sob a Supervisão do Professor Celso Fireman, os alunos do 1º período de Direito, participaram de uma visita orientada ao Tribunal Regional do Trabalho 19ª Região. Na oportunidades os alunos visitaram o Museu Pontes de Miranda, com todo o acervo do tribunal, com o apoio do Diretor Oswaldo Zaidam nosso egresso. Ainda participaram de uma sessão plenária, com sustentação oral com os Desembargadores. Experiência e conhecimento são o objetivo destas visitas.

Parabéns a todos os envolvidos.

• Visita orientada no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região de Alagoas

Bate Papo Jurídico 2024.1

Homenagem aos 200 anos da Constituição no Brasil - Constituição Brasil Império desde 1824.

Professor Thomas Brandão, trouxe aos alunos parte de sua tese de mestrado, realizado em Portugal, para falar sobre e como nossa atual Constituição foi desenhada desde o império até os dias atuais. Os alunos prestigiaram esse momento de conhecimento histórico de nosso ordenamento jurídico brasileiro.

• Bate Papo Jurídico 2024.1

2.ª Expo Jurídico

Nos dias 24 e 26 de outubro, aconteceu a 2ª Expo Jurídico da FACIMA. A Expojuridica, constitui uma experiência de imersão, onde os alunos envolvidos, trabalham seus temas já pré-definidos, levando para a comunidade, suas explicações, demonstrando todo conhecimento adquirido. Uma interação entre o público é a essência da experiência, responder questionamentos do público, explicar, uma troca de experiência enriquecedora. Esta exposição ocorreu nos pátios da FACIMA, aberto para toda comunidade acadêmica. Foram elaborados banners, vídeos passados em salas e ainda os visitantes receberam lembranças dos respectivos trabalhos. Todo projeto envolveu os alunos dos 1.º, 2.º, 7.º e 8.º períodos. Supervisionados pelas professoras Kyvia Santos e Keyla Pollyanna Barbosa. Temos a certeza de que o aprendizado foi maior que o esperado por todos.

Parabéns a todos os envolvidos e agradecemos o apoio da Coordenação Do Curso de Direito, na pessoa da Profa. Solange Correia.

• 2.ª Expo Jurídico

Visita ao TCE

No mês de outubro de 2023, proporcionamos uma excelente experiência para os acadêmicos dos 3º e 4º períodos do Curso de Direito. Com esta atividade os alunos puderam aprender e fazer parte de uma Sessão do Pleno, juntamente com os Conselheiros do Tribunal de Contas de Alagoas, Órgão fundamental para nosso Estado e que proporcionou uma vivência enrequicedora.   Esse momento de interação e imersão no mundo do Poder Público, estabelece um ganho no desenvolvimento acadêmico, vinculado a teoria à prática no processo de ensino/aprendizabem. Essa atividade, se entende além dos muros da Instituição de Ensino.

Eles vivenciam a realidade e as atribuições de um órgão fiscalizador do poder público. Ressaltamos, que esse projeto em parceria com Escola de Contas do TCE de Alagoas, foi essencial para aprimorar muito mais o conhecimento no âmbito do direito administrativo, processual e constitucional.

Agradecemos as orientações do Professor Carlos Bernardo e da Professora e Coordenadora Solange Correia pela iniciativa.

• Visita ao TCE

1ª Expojurídica

Neste dia 03 de maio de 2022, ocorreu a 1ª Expojurídica: exposição e explanação de trabalhos em equipes, com temas relacionadas ao Direito de Família, com os alunos dos 8.º e 9.º períodos. Os trabalhos apresentados são resultados das Atividades Práticas Supervisionadas, orientados pela Prof.ª Solange Correia.  As equipes atenderam ao público acadêmico em geral para explicar sobre os mais diversos assuntos do Direto, foram registramos em banners e ficarão afixados por um período nas dependências da FACIMA para conhecimento de todos.

Parabéns a todos os envolvidos!

• 1ª Expojurídica