Nos dias 01 e 02 de outubro de 2024, foi realizado no auditório da Facima, uma projeção cinematográfica, como o título "Anatomia de uma queda", filme, reconhecido no Festival Varilux de Cinema, Oscar Francês. Este projeto de extensão, realizados pelos professores Tomás Macedo Brandão e a Coordenadora Solange Correia, levou ao público acadêmico, de todos os períodos do curso de Direito, com seus respectivos convidados, já que cada aluno teria como trazer um convidado, para que pudessem assistir e discutir os temas inerentes ao filme. Além de fortalecer a interação acadêmica e os convidados das comunidades, os alunos contribuíram com ingressos solidários, kits de higiene, para que sejam doados a uma instituição que abriga pessoas idosas. Uma experiência além das telas de um filme, pois enriquece a cultura jurídica de cada aluno presente no projeto.
Agradecemos a todos os palestrantes pela disponibilidade, assim como toda a organização do evento, sendo visível a ampla participação dos acadêmicos do curso de Nutrição tanto na monitoria do evento como ouvintes.
A FACIMA foi convidada para participar do evento que aconteceu na comunidade do Bairro do Canaã, no dia 03 de setembro de 2019. Os acadêmicos do curso de Enfermagem aferiram a pressão arterial e glicemia capilar, entregaram preservativos e deram orientações de saúde, com supervisão do professor Carlos Queiroz e da coordenadora do curso Cynara Alves.
O evento teve parceria com o líder comunitário Gilvan e órgão públicos.
As turmas do 2º e 3º período matutino desenvolveram o Projeto de Extensão intitulado “RECREAÇÃO E LUDICIDADE”, orientado pela Professora Mestra Rosiane Barros. A proposta desta atividade teve como objetivo oportunizar ao futuro profissional da educação o contato com o seu público alvo e com o ambiente educacional, possibilitando a construção de sua autoformação dentro da realidade em escolas, bem como estimular a leitura entre as crianças por meio da contação de histórias e ao mesmo tempo desenvolver a imaginação, criatividade, interpretação de imagens e textos, a oralidade e principalmente o gosto pela leitura.
O empreendedor é aquele que cria, inova, administra, lidera. O papel do empreendedor como líder em uma empresa é de extrema importância, pois ele irá comandar sua equipe, usando seu poder de persuasão para fazer com que seu negócio dê certo.
A ação empreendedora deve estar presente em todos os níveis organizacionais, de modo a fazer com que todos busquem um só objetivo e procurem oportunidades no meio interno e externo na empresa, para que ela esteja sempre em busca da melhoria continua e do sucesso.
A inovação está presente na organização desde a sua criação e deve permanecer em constante busca e mudança para que se mantenha competitiva no mercado.
Foi com este pensamento que Alunos do 5º e 6º período do curso de Administração da FACIMA, participaram no dia 13 de novembro de 2017 da III Mostra de Empreendedorismo.O objetivo do evento foi expor os trabalhos produzidos pelos próprios alunos ao longo do semestre e incentivar o empreendedorismo e novas ideias. Ao todo 32 estudantes do curso noturno participaram da mostra.
No contexto do conteúdo de Empreendedorismo e Plano de Negócio, e, também do conteúdo de Gestão de Operações Produtiva, os alunos foram desafiados pelos professores Aléssio Sandro e Gilmar Melo a desenvolverem produtos a partir de material de resíduo sólido. Os Projetos de Extensão Comunitária estão vinculados ao Núcleo de Pesquisa e Extensão - NuPE.
As empresa criadas para a III Mostra de Empreendedorismo de 2017 foram:
ILUMIART - Direcionada à criação e venda de luminárias personalizadas para ambientes internos a partir de resíduo sólido.
NATUBOLSAS - Direcionada à criação e venda de bolsas personalizadas a partir de resíduo sólido (caixa de leite, retalhos e pedrarias).
BRINCAR e EDUCAR - Direcionada à criação e venda de jogos educativos constituídos a partir de resíduo sólido (papelão e plástico).
TECNOART - Direcionada à criação e venda de suporte para computadores (notebook) constituídos a partir de resíduo sólido (madeira).
MESART’S - Direcionada à criação e venda de mesa para computadores constituídas a partir de resíduo sólido (cano de PVC e madeira).
Portanto, foi uma noite belíssima com muita arte e glamour dos alunos do 5º e 6º período do curso de Administração da FACIMA e das disciplinas de Empreendedorismo e Plano de Negócio do professor Alessio Sandro e Administração de Operações Produtivas do professor Gilmar Melo.
Os alunos do 1º período de Pedagogia, por meio da disciplina Política e Organização da Educação Básica, ministrada pela professora Rosiane Barros, desenvolveram o Projeto de Extensão “CONTAÇÃO DE HISTÓRIA” em uma escola da rede municipal de ensino. Esse contato in loco oportunizou aos futuros professores um pensar crítico em relação a sua escolha.
Além da contação de histórias, foram desenvolvidos trabalhos com jogos de regras que mostrou às crianças em formação a relação ética e respeitosa que se deve manter enquanto sujeito inserido em grupos.
O trabalho também visa contribuir com a construção profissional do estudante, que ao manter contato com o seu local de trabalho, vai se ambientando e tornando mais viva a sua formação, pois a partir daí será pautada em realidades e não apenas em teorias de livros, que muitas vezes não coadunam a teoria com a prática.
Como proposta de trabalho da disciplina História do Pensamento Filosófico, ministrada pela professora Rosiane Barros, os alunos do 1º período noturno desenvolveram em uma escola pública municipal o Projeto de Extensão “FÁBULAS”.
Vivenciar essa experiência confirmou a importância dos futuros professores verem, na contação de história, um recurso didático necessário para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem das crianças.
A disciplina Metodologia do Ensino de História e Geografia, ministradas pela professora Irani Neves realizou uma aula de campo com as turmas do 4º e 5º período, da manhã e da noite, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, situado em um platô (área plana) do alto da Serra da Barriga.
O local, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1985, recria o ambiente da República dos Palmares – o maior, mais duradouro e mais organizado quilombo já implantado nas Américas.
Esse momento proporcionou aos acadêmicos entender a contribuição negra para a história de Alagoas, bem como conhecer o Quilombo dos Palmares dada sua importância na construção da identidade alagoana.
Alessio Sandro realiza visita técnica ao Museu de Arqueologia e Usina de Xingó com alunos do 1º período. Alessio Sandro é Mestre em Gestão de Empresas, coordenador de estágio e professor de Pedagogia da FACIMA, administrador e psicólogo organizacional.
O Museu de Arqueologia de Xingó foi criado no ano de 2000 com a missão de pesquisar e preservar o patrimônio arqueológico encontrado no estado de Sergipe.
A partir de 1988, com a construção da Usina Hidroelétrica de Xingó, foi desenvolvido pela UFS (Universidade Federal de Sergipe) o projeto de salvamento arqueológico na área que seria inundada pelo reservatório da usina, e foi identificada a existência de uma cultura indígena na região há pelo menos 9 mil anos atrás.
Nas escavações foram encontrados vestígios de homens pré-históricos rupestres, esqueletos, gravuras e pinturas.
No dia 07 de junho de 2014, os alunos do 1º período que cursam a disciplina de História da Educação, ministrada pelo administrador e psicólogo Alessio Sandro, realizaram uma visita técnica ao Museu Arqueológico de Xingó e, respectivamente, a Usina hidroelétrica de Xingó com o objetivo de:
Portanto, conhecer a história da civilização antiga é fundamental para compreender que as relações entre os atores de uma comunidade (entidades sociais, políticas e organizacionais) viabilizam a construção da realidade social com toda a sua complexidade.
Alessio Sandro realiza visita técnica na Usina Hidroelétrica de Paulo Afonso na Bahia com alunos do 2º e 3º período. Alessio Sandro é Mestre em Gestão de Empresas, coordenador de estágio e professor da FACIMA, administrador e psicólogo organizacional.
A Companhia Hidroelétrica de Paulo Afonso é uma sociedade anônima de capital fechado que atua na geração e transmissão de energia em alta e extra alta tensão, explorando a bacia hidrográfica do São Francisco, com sede no Recife. Foi criada durante o estado Novo pelo presidente Getúlio Vargas através do Decreto – Lei n. 8031 de 03 de outubro de 1945 e constituída na primeira assembleia geral de acionistas realizada em 15 de março de 1948. Com a reestruturação do setor elétrico na década de 1960, tornou-se uma subsidiária da Eletrobrás, vinculada ao Ministério de Minas e Energia.
No dia 31 de maio de 2014, os alunos do 2º e 3º período que cursam a disciplina de Estrutura Organizacional ministrada pelo administrador e psicólogo Alessio Sandro, realizaram uma visita técnica a Usina hidroelétrica de Paulo Afonso na Bahia com o objetivo de:
Desse modo, a correlação entre as realidades do ambiente externo e as escolhas dos dirigentes, visualizadas a partir da disciplina do semestre, com expressivo embasamento teórico pode permitir, ao aluno, a reflexão sobre as interações da teoria e prática, no processo de estrutura organizacional.
Visando integração entre os períodos do curso de Fisioterapia, a Coordenação do Curso, junto com a Coordenação de APS (Atividades Práticas Supervisionadas), elaboraram a segunda versão dos Jogos FISIOFACIMA de Modalidades Complexas JOFIMC/2014, realizado no dia 24 de maio, na quadra do Colégio Santo Amélia, unidade Farol.
Nos dias 06 e 07 do de maio de 2014 foram realizadas pesquisas de campo do Projeto Moda Classe C. A ação faz parte da disciplina Atividades Práticas Supervisionadas (APS) das turmas do 4º e 5º período do curso de Publicidade e Propaganda, coordenado pelos professores Audrey Trevas (Pesquisa de Mercado) e Rose Cristine (Projeto de Campanha). A pesquisa aconteceu na Rua Cleto Campelo, localizada no bairro Jacintinho. Ao chegar no local, os estudantes puderam perceber a grande movimentação de pedestres e automóveis, como também a proximidade entre as lojas, vendendo o mesmo segmento de roupas. Algumas pessoas ficaram surpresas com os estudantes uniformizados e caracterizados para a pesquisa, outras agiram normalmente com a presença deles. Os lojistas foram bastante receptivos com os alunos, e deram todas as informações necessárias para a coleta de dados do Projeto. Foram dois dias produtivos, e a forte chuva não diminuiu nem um pouco a animação dos futuros publicitários.
Heloísa Alves - aluna do 5º período
Representantes das agências de Publicidade e Propaganda das turmas do ano de 2012, se reuniram com a coordenadora pedagógica Dayse Teixeira para a passagem do Briefing da FACIMA. "A reunião foi melhor do que eu esperava", disse a professora Adriana Thiara, que acompanhou os alunos na passagem das informações para a composição da nota da disciplina atividades práticas supervisionadas.
Por: Renato Dantas (Aluno do 4º período), Fábrica Publicidade
O estágio de Pedagogia da Faculdade da Cidade de Maceió promoveu uma exposição nos corredores da Instituição no período de dezembro de 2013 para apresentar os resultados referentes às pesquisas realizadas no estágio escolar e não escolar. Todos os dados foram catalogados e apresentados em forma de banner com a participação do corpo docente e discente da FACIMA.
Segue abaixo as fotos de todos os trabalhos que realizaram a apresentação.
Professor Mestre Alessio Sandro e alunos do 5º e 6º período de Administração da FACIMA foram até a Cooperativa Pindorama no dia 13 de dezembro para conhecer as dependências da entidade — bem como seu modelo de gestão de operações produtiva — localizada em Coruripe. A visita fez parte do Curso de Bacharelado em Administração com referência à disciplina de Administração de Operações Produtivas.
No início da visita, o grupo foi até o parque industrial da Pindorama, visitou a fábrica de sucos cuja matéria-prima é produzida pelos cooperados e conheceu o processo de operação de produção de sucos de frutas e leite de coco.
Houve também a visita ao Memorial René Bertholet onde se encontram móveis, máquinas, fotos, livros e objetos pessoais do idealizador e patrono da Cooperativa Pindorama. O memorial é o testemunho de um empreendimento coletivo que valoriza e preserva a sua história.
Por fim, visitamos toda a linha de operação e produção da usina sucroenergética que processa açúcar e álcool.
Os alunos da FACIMA-TI, Faculdade da Cidade de Maceió para Terceira Idade realizaram no mês de setembro a Feira de Cultura Alagoana, que teve por objetivo promover um diálogo maior entre a comunidade acadêmica e a tradição popular. Para tanto, a FACIMA abriu suas portas para abraçar este Projeto de Extensão Comunitária para mostrar e tornar constante a valorização da nossa cultura. Os alunos montaram diversas barraquinhas para venda de bebidas e comidas típicas, assim como tiveram a apresentação de grupos folclóricos tanto compostos pelos próprios alunos, como também de inúmeros grupos folclóricos convidados da capital e interior para abrilhantar o evento!
É fato que as danças folclóricas compõem o cenário e a cultura de nossa história e Alagoas é o Estado que possui a maior diversificação em folguedo. As manifestações folclóricas acontecem durante todo ano, de acordo com o período festivo. Entre os folguedos mais conhecidos destacam-se o Pastoril, o Guerreiro, o Coco Alagoano, as Baianas, as Lavadeiras, os Reisados, as Cavalhadas.
No dia 27 de março de 2013, os alunos do 2º e 3º período de Publicidade fizeram uma proveitosa visita técnica a Produtora Staff. Além de conhecer as dependências da produtora como sala de produção, estúdio de gravação e sala de máquinas, os alunos tiveram uma proveitosa conversa com um dos maiores profissionais da área, o diretor Sidney Agra. Assuntos como competição entre profissionais e não profissionais e cuidados em se aventurar na abertura de uma produtora em casa, foram abordados. E assim, mais uma vez os futuros profissionais da propaganda tiveram a oportunidade de sair do ambiente sala de aula para observar na prática o mercado que tanto almejam.
Por:Professora Iranize Lima
O segmento populacional privilegiado por estar na terceira idade em Alagoas, que soma mais de 450 mil pessoas com 50 anos ou mais idade, foi coroado no início de 2009 com o lançamento da FACIMA – TI, Faculdade da Cidade de Maceió para Terceira Idade. O acontecimento foi um fato inédito, tornando assim, a Faculdade da Cidade de Maceió – FACIMA, a primeira faculdade da rede privativa no Estado, a ofertar para as pessoas da faixa etária citada, um curso de extensão universitária e comunitário.
A Faculdade da Cidade de Maceió – FACIMA – Ti é uma iniciativa do curso de Fisioterapia, modalidade extensionista, que visa proporcionar um novo modelo de vida para e que pretendam voltar aos bancos escolares para se atualizarem ou ampliarem conhecimentos culturais, sociais, biológicos e psicológicos para efetuar ações alternativas e soluções possíveis, na tentativa de acionar um processo de transformação da sua realidade.
A FACIMA – TI foi criada no dia 05 de dezembro de 2008 durante um colóquio gerontológico realizado pela FACIMA, dando início às suas aulas, no dia 10 março de 2009, quando foi promovida uma aula inaugural com uma palestra cultural.
O principal objetivo da FACIMA-TI é “proporcionar novas motivações ativantes para o desenvolvimento pessoal e social daqueles que buscam alternativas de autodesenvolvimento culturais, acadêmicos, preventivos de doenças e promotores de saúde” e tem como sua essência o “Curso de Extensão para Formação de Agente Social”.
Todo o curso é direcionado para levar o aluno a enxergar esse momento de sua vida com entusiasmo e dignidade, aceitando novos desafios refletindo a qualidade de vida como meio para a preservação da autonomia, independência, solidariedade e voluntariado (pilares do curso). Nossa matriz curricular é composta de várias disciplinas extraídos do ementário dos cursos de graduação da FACIMA e outras especificas e inerentes ao curso para formação em “Agente Social”.
A FACIMA - TI oferece aulas as terças e sextas-feiras, no horário matutino e vespertino, com oficinas livres e outras atividades nas segundas, quartas e quintas-feiras. O curso é coordenado pelo jornalista e gerontólogo Francisco Silvestre, vocacionado, cultor e entusiasta ligado ao setor e às questões da melhor idade em Alagoas. Ele compartilha com um time de professores voluntários e agentes universitários da FACIMA e de outras instituições universitárias, com grande experiência e habilidades em suas respectivas áreas, capacitados para lidar com todas as questões relacionadas ao público da maturidade.
Além das aulas regulares, a FACIMA - TI realiza uma série de atividades extraclasses, como oficinas de danças folclóricas, teatro, coral, festas, dinâmicas de férias, passeios e viagens. As principais ações realizadas foram: o 1º Encontro Universitário Alagoano da Terceira Idade “Conhecendo nossa Área”, Forrozão “Que Pariú Mateús que Balance”, Bloco Carnavalesco “FoliEntas – quem tem Enta: aguenta”, Caminhada da Primavera, Trilha da Anatomia, criação de grupos folclóricos, escolinha de volei de praia, 1º Jogos Acadêmicos da FACIMA – TI e o TREMendão do Forró FACIMA – TI.
Hoje, a FACIMA – TI já formou três turmas - Trevo, Girassol e Mandacaru – totalizando 106 agentes sociais e conta com quatro turmas: Flor Silvestre e Flor Acácia no turno matutino e no turno vespertino as turmas Flor de Lis e Flor Orquídea. E, ainda, duas turmas no modulo Platina (atividades complementares) uma em cada turno.
O Curso é constituído de 22 disciplinas teóricas oferecidas com propósitos específicos da formação de Agente Social, perfazendo um total de 360 horas, desenvolvidas em quatro semestres.
O aluno aprovado e matriculado no critério para ingresso no curso obriga-se a cumprir uma carga horária mensal equivalente de 12 (doze) horas;
A desvinculação do aluno ocorrerá por desempenho insatisfatório, frequência inferior a 75% ou por conclusão do curso.
As atividades serão oferecidas em módulos nos quais os alunos terão seis disciplinas obrigatórias e poderão optar pelas oficinas.
O curso é de natureza livre sendo desenvolvido em três etapas (ou módulos) denominadas: Bronze, Prata e Ouro, compreendendo quatro semestres letivos. Podendo usufruir, assim que formado, do módulo Diamante.
O Módulo Bronze com duração de um semestre letivo terá grade focada na interdisciplinaridade, sobre gerontologia básica e sobre os tópicos da assistência social.
O Módulo Prata terá a duração de um semestre letivo com um conteúdo interdisciplinar, sobre princípios geriátricos e sobre os tópicos da assistência social.
O Módulo Ouro terá em sua composição uma grade especifica a produção de um Trabalho de Curso para o intento e sobre os tópicos da assistência social.
O Módulo Platina é composto por uma série de disciplinas complementares que tenham conteúdo inovador, futurista e que despertem o senso critico do alunato. Esse módulo é oferecido aos alunos formados que desejam reingressar no curso e se atualizarem continuamente.
Estudos e formação de parcerias estão sendo desenvolvidos para no próximo semestre podermos oferecer estágios.
CAPÍTULO I - Considerações Gerais
Art. 1º Este Regulamento tem por objetivo orientar a apresentação, a tramitação, a aprovação, e a execução, dos projetos de extensão da Faculdade da Cidade de Maceió – FACIMA.
Art. 2º As Atividades de Extensão da FACIMA serão desenvolvidas conforme projetos aprovados nos termos desse regulamento.
CAPÍTULO II - Caracterização da Extensão
Art. 3º A extensão é um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa, desenvolvendo e promovendo ações direcionadas ao atendimento das demandas da comunidade interna e externa, viabilizando a relação transformadora entre a instituição e a sociedade.
Art. 4º As ações de extensão a serem desenvolvidas terão como objetivos:
a) estabelecer a integração entre o ensino, a pesquisa e a realidade educacional;
b) capacitar os discentes para atender as exigências do mercado de trabalho, assim como as necessidades sociais;
c) contribuir para a melhoria dos padrões sócio-econômicos, políticos e culturais da comunidade;
d) estimular e apoiar o corpo docente e discente na publicação e divulgação de suas produções acadêmicas;
e) realizar cursos e eventos a partir das necessidades e demanda dos discentes, docentes e da comunidade.
CAPÍTULO III - Modalidades
Art. 5º As ações de extensão, concernentes à filosofia da FACIMA, expressas em seu Projeto Pedagógico Institucional - PPI serão desenvolvidas sob as seguintes formas:
I – Programas - Conjunto articulado de projetos e outras atividades de extensão
(cursos, eventos, prestação de serviços), de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e orientadas a um objetivo comum em uma grande ação de médio a longo prazo;
II – Projetos - conjunto de ações contínuas de caráter comunitário, educativo, cultural, científico e tecnológico, vinculado ou não a um programa;
III – Cursos ou toda atividade acadêmica, técnica ou cultural que não está inclusa como parte integrante e obrigatório do ensino de graduação e da pós-graduação;
IV – Eventos, caracterizados como:
a - Seminário - Eventos científicos de âmbito menor do que o congresso, tanto em termos de duração (horas a 1 ou 2 dias), quanto ao número de participantes, cobrindo campos de conhecimento mais especializados. Incluem-se nessa classificação: encontro, simpósio, jornada, colóquio, fórum, reunião;
b - Ciclo de Debates - Encontros sequenciais que visam à discussão de um tema específico. Inclui: Ciclo, Circuito, Semana;
c - Exposição - Exibição pública de obras de arte, produtos, serviços, etc. Inclui: feira, salão, mostra, lançamento;
d - Espetáculo - Demonstração pública de eventos cênicos musicais. Inclui: recital, concerto, show, apresentação teatral, exibição de cinema e televisão, demonstração pública de canto, dança e interpretação musical;
e - Evento esportivo - Inclui: campeonato, torneio, olimpíada, apresentação esportiva;
f - Festival - Série de ações/eventos culturais ou esportivos realizados concomitantemente, em período determinado tempo, geralmente com edições periódicas;
g - Outros – Outros eventos não classificados nos itens anteriores;
V – Prestação de Serviços - Realização de trabalho oferecido pela Faculdade ou contratado por terceiros (comunidade ou empresa). A prestação de serviços se caracteriza por intangibilidade, inseparabilidade e não resulta na posse de um bem;
VI - Atendimento ao Público em Espaços de Cultura, Ciência e Tecnologia - Público atendido em visitação nos Espaços e Museus de Cultura, Ciência e Tecnologia da IES. Inclui: visitas em museus, centros de memória, estação ecológica, observatório, planetário, museus de ciência, cine clube, dentre outros.
CAPÍTULO IV - Áreas Temáticas
Art. 6º Para cada ação de extensão deverá ser definida uma área temática, que terá como parâmetro as políticas públicas, mas outras áreas temáticas poderão ser sugeridas, em função da inserção social e regional da Faculdade, ou de temas emergentes nas diferentes áreas.
Art. 7º Mesmo que não se encontre no conjunto das áreas relacionadas neste regulamento uma correspondência absoluta entre o objeto de um projeto e o conteúdo descrito nas áreas, a mais aproximada, tematicamente, deverá ser escolhida:
I – Comunicação;
II – Cultura;
III – Direitos Humanos e Justiça;
IV – Educação;
V – Meio Ambiente.;
VI – Saúde;
VII – Tecnologia e Produção;
VIII – Trabalho;
IX – Responsabilidade Social;
X – Inclusão Social.
CAPÍTULO V - Apresentação dos Projetos
Art.8º O projeto de extensão deverá ser proposto por docentes, podendo prever a participação de discentes e funcionários da FACIMA. Parágrafo único. O proponente do projeto de extensão será seu coordenador responsável.
Art.9º Os projetos de extensão poderão ser encaminhados e iniciados em qualquer época do ano.
Art. 10. O projeto de extensão que necessitar de recursos financeiros deverá conter orçamento detalhado, discriminando as necessidades fundamentais relativas a material de consumo, material permanente e, se necessário, despesas com transportes ou outras necessidades.
CAPÍTULO VI - Programa de Bolsas de Extensão
Art. 11. Todo projeto que solicitar bolsas de extensão para aluno regularmente matriculado da FACIMA deverá ser encaminhado à Coordenação de Curso, para emissão de parecer, que após aprovação será encaminhado ao Conselho Superior.
CAPÍTULO VII - Disposições Gerais
Art. 12. Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pelo Colegiado de Curso e, em segunda instância, pelo Conselho Acadêmico.
Art. 13. Para toda e qualquer ação de extensão aprovada e realizada é obrigatório o preenchimento e apresentação à Coordenação de Curso dos documentos comprobatório da realização da atividade, aprovado pelo Colegiado do Curso.
Art. 14. O presente Regulamento poderá ser modificado por imposição de normas superiores, por iniciativa do Conselho Acadêmico ou do Colegiado do Curso.
Art. 15. Este regulamento entrará em vigor na data de sua aprovação pelo Conselho Acadêmico.