FACIMA - Faculdade da Cidade de Maceió

Esqueci minha senha | Como acessar

Normas para Periódicos Acadêmicos

A Faculdade da Cidade de Maceió, visando contribuir com o desempenho tanto de seu alunado como seu corpo docente, esta com o propósito de criar uma revista acadêmica, onde o conhecimento adquirido com as práticas e teorias de sala, passarão a obter um novo sentido, construir um alicerce para futuros aprofundamentos em trabalhos de mestrados e doutorados. Para tanto, é interessante que todos os alunos que já tenham uma ideia difundida siga o modelo estrutural e padronizado pela Instituição de Ensino Superior, possibilitando que as correções sejam feitas de maneira mais clara e precisa.

Proporcionar um periódico através do meio eletrônico só vem mostrar que a Faculdade apresenta aos leitores e pesquisadores que todos os instrumentos de cunho cultural e informacional devem ser explorados à medida que bem utilizado. O contato com a tecnologia só acena para um novo horizonte que deve ser conquistado.

Para tanto, seguindo a linhagem comentada acima a Faculdade delimita algumas observações para publicações acadêmicas:

Periódicos – que poderão ter o formato de:
Revistas Científicas ou de Divulgação

As Revistas Científicas ou de divulgação, na versão impressa e na eletrônica, destinam-se à divulgação dos artigos produzidos pelos docentes e discentes da Faculdade, que sejam fruto das pesquisas realizadas na Instituição.

Para tanto o pesquisador deverá enviar 2 cópias do original a ser avaliado, para o endereço de e-mail: biblioteca@facima.edu.br, constando de uma declaração que aceita  normas descritas pela Instituição. As produções poderão ser enviadas em português, espanhol e inglês. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. Sendo a reprodução total de artigos expressamente proibida.

Revistas Científicas ou de Divulgação
Versão Digital ou Impressa

1. Regras gerais

• A primeira página deve apresentar de forma clara a indicação de que o artigo se refere à chamada de trabalhos específica.

• Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).

• Os originais dos textos devem ser enviados em meio impresso em três copias, e para o email: biblioteca@facima.edu.br, acompanhados de declaração de aceitação das normas da Instituição de Ensino Superior.

• Serão aceitas colaborações na forma de pesquisas inéditas ou artigos originais, artigos de revisão, relatos de casos, resenhas e ensaios e está aberta a participações globalizadas e intercâmbios que agreguem valor à mobilização do conhecimento e ao bem-estar da comunidade e sociedade.

• Reserva-se o direito de solicitar aos autores eventuais alterações nos textos aprovados para publicação. A Comissão Editorial poderá convidar especialistas para publicação de textos de relevância em determinadas áreas.

• Todos os trabalhos e contribuições e ilustrações tornar-se-ão propriedades desta publicação, a qual deliberará sobre sua possível publicação em outros veículos. Os textos não publicados não serão devolvidos ao(s) autor(es). 

Regras Específicas para os Cadernos de Saúde, Humanas e Exatas 

Os Cadernos têm por finalidade publicar contribuições científicas originais sobre temas relevantes, divulgar e propiciar o intercâmbio de informações científicas e tecnológicas nas áreas do conhecimento de ciências biológicas e da saúde, humanas e exatas. As pesquisas enviadas devem contemplar os aspectos éticos e legais. Os trabalhos científicos submetidos à publicação devem ser inéditos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea em outro periódico. Trabalhos publicados em eventos científicos podem ser enviados, desde que não haja restrição por parte dos organizadores desses eventos.

I. Modalidades de publicação

Editorial – cuja autoria deve ser decidida pelo editor científico, podendo ser redigido por terceiros em atendimento à solicitação da Comissão Editorial.

Artigos originais – são trabalhos resultantes de pesquisa científica apresentando dados originais de descobertas com relação a aspectos experimentais ou observacionais de característica e social, e inclui análise descritiva e ou inferências de dados próprios. Sua estrutura é a convencional que traz os seguintes itens: Introdução, Métodos, Resultados e Discussão. Caracterizam-se por explicitar resultados novos e consolidados de pesquisa experimental ou teórica, apresentados de maneira abrangente e discutidos em suas aplicações, compreendendo de 10 a 20 páginas.

Artigos de revisão – são trabalhos que têm por objetivo resumir, analisar, avaliar ou sintetizar trabalhos de investigação já publicados em revistas científicas. São textos que reúnem os principais fatos e ideias em determinado domínio de pesquisa, estabelecendo relações entre eles e evidenciando estrutura e conceitual própria do domínio, abrangendo de 10 a 20 páginas.

Relato de caso – são artigos descritivos de um ou mais casos explorando um método ou problema através de exemplo. Apresenta as características do indivíduo estudado, com indicação de sexo, idade e pode ser realizado em humano ou animal. Descrição de casos clínicos com revisão da literatura e discussão, apresentados em 10 a 20 páginas.

Ensaio – são trabalhos que possam trazer uma reflexão sobre determinado assunto que gere questionamentos para futuras pesquisas, contendo de 5 a 10 páginas.

Resenhas – Análises críticas de livros, monografias e periódicos recém-publicados, contendo de 1 a 4 páginas.

II. Formatação

• Os textos deverão ser redigidos em português, e digitados na fonte Times New Roman, corpo 12, encaminhados em duas cópias impressas em folhas de papel tamanho A4 (210 x 297 mm), com espaço de um e meio, margem esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior 2 cm, e com um número máximo de 20 folhas; também deverá ser enviada cópia gravada em disquete ou CD-ROM.

• As ilustrações (gráficos, desenhos, quadros, etc.) deverão ser limitadas ao mínimo indispensável, construídas preferencialmente em programa apropriado, como Excell, Harvard, Graphics ou outro, fornecidas em formato digital junto com os CDs do texto e apresentadas em folhas de papel separadas e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. As fotografias deverão ser fornecidas em papel, em slides ou cromo. A indicação do tipo de ilustração (Figura,Quadro, etc.) deve estar localizada na parte inferior, seguida da numeração correspondente em algarismos arábicos (Figura 1-, Quadro 5-) e do respectivo título precedido de travessão; a legenda explicativa deve ser clara e concisa, em corpo 10. No caso de ilustrações extraídas de outros trabalhos, será necessário indicar a fonte.

• No preparo do texto original, deverá ser observada, na medida do possível, a estrutura indicada na mesma ordem em que seus elementos apresentam-se a seguir.

1.Elementos pré-textuais

a) Cabeçalho, em que devem figurar: o título do artigo e os subtítulos (quando houver) concisos, contendo somente as informações necessárias para a sua identificação. O(s) nome(s) do(s) autor(es) acompanhado(s) apenas da sua titulação mais importante, a qual será a ser inserida em nota de rodapé juntamente com o endereço profissional além de endereço completo, inclusive telefone e e-mail do autor ou, nos casos de coautoria, do primeiro autor do trabalho.

b) Resumo – Apresentação concisa dos pontos relevantes do texto, salientando as principais conclusões, de modo a permitir avaliar o interesse do artigo, prescindindo-se de sua leitura na íntegra.

c) Palavras-chave – palavras ou expressões que identifiquem o conteúdo do texto (no máximo 5).

d) Título do artigo (e subtítulo, se houver) em língua estrangeira, precedendo o resumo: para textos em português essa língua será o inglês; para aqueles em outros idiomas a língua será o português.

e) Abstract- Resumo em língua estrangeira

f) Agradecimentos (quando houver).

2. Texto

a) Introdução – Deve apresentar com clareza o objetivo do trabalho e sua relação com outros trabalhos na mesma linha ou área. Extensas revisões de literatura devem ser evitadas e, quando possível, substituídas por referências aos trabalhos bibliográficos mais recentes, em que certos aspectos e revisões já tenham sido apresentados. Os trabalhos e resumos originários de dissertações ou teses devem sofrer modificações, de modo a se apresentarem adequadamente como um texto em nova formatação e atendendo às demais exigências da Revista em relação a ilustrações, fotos, tabelas, etc.

b) Materiais e métodos – A descrição dos métodos usados deve ser suficientemente clara para possibilitar a perfeita compreensão e repetição do trabalho, não sendo extensa. Técnicas já publicadas, a menos que tenham sido modificadas, devem ser apenas citadas (obrigatoriamente).

c) Resultados – Devem ser apresentados com o mínimo possível de discussão ou interpretação pessoal, acompanhados de tabelas e/ou material ilustrativo adequado, quando necessário. Dados estatísticos devem ser submetidos a análises apropriadas.

d) Discussão – Deve se restringir ao significado dos dados obtidos, resultados alcançados, relação com o conhecimento já existente, evitando-se hipóteses não fundamentadas nos resultados.

e) Conclusões – Devem estar baseadas no próprio texto.

3. Elementos pós-textuais

a) Referências – Serão incluídas na lista final todas as referências de textos que contribuíram efetivamente para a realização do trabalho, as quais, no entanto, não devem ultrapassar o número máximo de 30. Quanto aos trabalhos citados no texto, todos serão obrigatoriamente incluídos na lista de Referências. Informações verbais, trabalhos em andamento ou não publicados não devem ser incluídos na lista de Referências; quando suas citações forem imprescindíveis, os elementos disponíveis serão mencionados no rodapé da página em que ocorra a citação.

b) Data de entrega dos originais à redação da Revista.

c) Declaração de responsabilidade.